quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EBD - 1º TRI - GIDEÃO

CRENTE NOMINAL

LIÇÃO Nº 3 – 17/01/2010 – CUIDADO COM A OPRESSÃO DO INIMIGO


Muito bem nesta lição vamos abordar um dos temas mais profundos de nossa era, “o crescimento dos crentes nominais dentro da igreja” o que vem a ser isso? São aquelas pessoas que está inserido no grupo porem não fazem parte do contexto, estão aquém dos propósitos, vive um evangelho individualista, com visão independente e não altruísta com tendência ao isolamento completo, desta forma vamos observar quais os perigos desta classe de crentes no século atual
NÃO POSSUI NOVO NASCIMENTO
O principio de toda a vida cristã esta na pauta do novo nascimento, Jesus com muita coerência asseverou que os candidatos aos Céus seriam obrigados, no caso de aceitar o chamado, de nascer novamente, sob pena de não poder ver (João 3:3) , e conseqüentemente não poder entrar (João 3:5), Nicodemos Ficou aturdido com a proposta do Mestre Jesus com relação aos novo nascimento, não entendendo como ele sendo já de uma idade avançada poderia realizar tal façanha. Imagine se caso essa proposta fosse feita a você hoje em pleno século XXI, também ficaríamos com sérias dúvidas a respeito, mas, com a revelação dada pelo Espírito Santo o segredo vedado a Nicodemos hoje nos seria muito mais accessível, entendemos que uma das priori para o novo nascimento é o desprendimento do velho homem, pois Paulo tendo esta revelação declarou “Se Alguém está em Cristo, nova Criatura é, as coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5:17) , desta forma pode-se entender que o primeiro passo é exatamente romper com o passado totalmente, corta as ligações que possam existir. Quando não permitimos que ocorresse essa transformação, impedimos o novo nascimento, ocorrendo o aborto do feto.
NÃO CRESCE
Veja uma criança quando nasce ela precisa de material genético do seu genitor , desta forma Pedro em sua 1ª carta capitulo 2 verso 2 diz: “desejais afetuosamente como meninos novamente nascido o leite racional não falsificado, para que por Ele vades crescendo” a palavra “como” indica igualdade, ponto de partida , ETC. o leite materno é o primeiro alimento que um recém-nascido deve solver , possui todos os nutrientes necessário para a manutenção da vida do pequeno ser, os anticorpos do genitor serão transferidos através do leite, por isso a Bíblia diz ser tão importante e que deve haver o mesmo sentimento que existe em uma criança com relação ao leite materno, perceba a relevância do assunto. Quando uma mãe/pai relega a alimentação de uma criança a produtos industrializados esta colocando a saúde e o futuro equilíbrio do recém-nascido em perigo. O processo de amamentação também produz um relacionamento entre ambas às partes, o bebê passa conhecer o toque de sua mãe, a sua voz a tal ponto que ao ouvir alguém falar já sabe se a voz ouvida pertence a sua mãe, Jesus em João disse: ”Eu conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas Sou conhecido; elas conhecem a minha voz”
O crente nominal não pensa assim, só alimenta-se de guloseimas, esta ocupado com coisas que lhes dão prazer, não estão procurando conhecer o seu Senhor, não querem compromisso por estão razão estão sempre à margem de tudo. Neste ponto quando precisam de algum conhecimento para resolver problemas não sabem como fazer, acabando nas mãos do inimigo.
NÃO POSSUI FÉ
A fé é uma ferramenta (1º Co 12:9), meio de salvação (Ef 2:8) e uma arma de defesa (Ef. 6:16) desta forma não pode existir um cristão sem fé , em outro lugar a bíblia diz que a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb.6:1)” quem não tem fé conseqüentemente , não produz, não pode ser saldo , porque não consegue se defender. A fé somente se encontra na Bíblia – Rm 10:17 diz: “de sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” ouvir no sentido de obedecer , e somente se obedece se conseguir compreender qual é a vontade de Deus para as nossas vidas . Fé fala de dependência, o cristão nominal não costuma depender de ninguém pois sempre pensa ter o controle de tudo à sua volta. Desta forma não produz fé. No livro de Mateus, no cap 13 versos 15, Jesus diz:
(Mateus 13:15) - Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Veja que o destinatário das palavras de Cristo neste evangelho são os Judeus que estavam constantemente ao seu redor, mas que, no entanto os seus ouvidos estavam fechados para entender as suas palavras, por esta razão continuavam enfermos, não parece porem que a enfermidade que acometia os presentes era uma enfermidade na carne, mas no espírito, porque Jesus disse “se convertam” e “Eu os cure”, isto significa que ouvir com compreender produz mudança e resultados. Como alguém pode auferir resultados somente ouvindo? Pois é, em outro lugar disse Jesus que quem ouve e pratica será semelhante ao bom construtor que constrói sua casa em lugares seguros. Ainda está registrado na Bíblia que: “sem fé é impossível agradar a Deus”, parece então que Deus quando se aproxima de nós quer saber se acreditamos que Ele existe.
O cristão nominal não consegue desenvolver a fé, pois não tem o ingrediente ou a MP (Materia-Prima) - necessária para se tornar habitação da trindade, ficando infrutífero o que ocasiona a sua retirada da Videira (João 15:2).

DOMINIO SOBRE OS CRENTES NOMINAIS

(Salmos 121:1) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

Os crentes nominais vivem escondendo-se em cavernas, nas mais altas montanhas sempre cercados de cuidados e ao menor ruído de ataque armam-se até os dentes, sempre fugindo dos perigos como nômades em sua própria terra, assim vivam os israelitas de Juízes 6 fazendo cavernas, e fortificações nas montanhas. A falta de conhecimento produz inquietude e insegurança, existem limites para nossa capacidade de controle, só temos essa percepção quando estamos em fogo cerrado, neste ponto somente o conhecimento de quem somos quem servimos e “o” porque estamos aqui nos dará conforto para nosso espírito, foi visionando este fato que o apóstolo Pedro diz em sua 2ª carta cap. 3:18ª. “Crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Os Amalequitas, Midianitas e Moabitas eram inimigos que juntos poder-se-iam tornar-se inimigos poderosos, mas se o conhecimento de Deus estivesse intrinsecamente instalado nos corações deste povo não temeriam, mas diz a Bíblia que este povo ou geração que se levantou não conhecia nem a Deus e também não conhecia a obra que Ele realizara dentro de Israel durante os 40 anos de peregrinação, vemos então um cenário perigoso (juízes 2:10), em Oséias 4:6, o profeta diz: “ o meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento” , depois de asseverar os perigo pela ausência do conhecimento , o mesmo profeta no capitulo 6:3 diz: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” .
O salmista no salmo 121 faz uma afirmação “elevo meu olhos para os montes, de onde me vem o socorro” isso não quer dizer que devemos desprezar os montes, que se traduz em segurança, solidez, fortaleza, mas devemos nos conscientizar de que todas essas fortificações foram igualmente feitas por Deus “Meu socorro vem do Senhor que fez os Céus e a terra” Deus pode assegurar poder aos homens desde que eles não esqueçam que tudo vem DELE, disse Jesus “nenhum poder você teria sobre mim se do alto não te fora dado”. Também houve um Rei que achou ser alguma coisa, Deus então fez Nabucodonosor comer grama por sete tempos somente para reconhecer que os Reinos pertencem a Deus.
A PERDA DA IDENTIDADE
Em algum tempo existem pessoas que sofre de “crise de identidade” nesse momento em muitos casos o destino são as cavernas, Elias por exemplo teve um ministério profícuo com muitos e maravilhosos milagres, até um debate religioso , onde o vencedor poderia matar o oponente, vencendo Elias matou 450. Porem certo dia após receber uma ameaça de Jezabel esposa. Crise de identidade, saber quem se é no momento mais complicado da vida , em que as coisas que supostamente deveriam estar devidamente nos eixos, agora estejam completamente aquém das metas.
A perda da identidade desvirtua os passos do obreiro, causando uma inanição temporária, porém às vezes prejudicial tanto a obra que ele esta realizando quanto à sua pessoa. Veja no caso de Elias quando esteve temporariamente indigente, fugiu de uma mulher refugiando-se em uma caverna, Jonas, o profeta ao tentar fugir para Tarsis escondeu-se no porão do Navio em estado de dormência, a perda da identidade nos faz fugir às nossas responsabilidades, por isso Jesus disse: “quem quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome sua cruz e sega-me” a perda da autonomia não significa perda da responsabilidade.
O que o crente nominativo não entende que o diabo não o quer fora da igreja, do grupo, da célula, mas no meio, perturbando a ordem das coisas, pois ele não produz e impedem os outros de produzir, deve-se porem ficar alerta, pois o Senhor da vinha de tempos em tempos vem vistoriar a plantação e o galho que não produz fruto a tendência é cortá-lo para evitar a ocupação sem propósito. Desta forma o crente torna-se ferramenta nas mãos do Diabo cooperando com ele para a interrupção da obra (João 15)
HÁ SOLUÇÃO PARA O CRENTE NOMINATIVO?
Sim há, porem vai depender muito mais dele do que do Senhor Jesus, precisará se desvencilhar deste mundo provocando uma ruptura com o regime anterior, deixando de ser escravo para ser livre, assumindo publicamente sua identidade de cristão, mesmo que para isto sejam necessárias cortas relações com amigos, parceiros, etc., aconteceu no passado é necessário que aconteça hoje, é só você olhar para a mulher do evangelho de João cap.4, Zaqueu, Paulo, entre outros.
Isto implicara também em que ocorra um novo nascimento completo onde o fruto do espírito e não palavras sejam as provas contundentes da nova personalidade, Deus e o mundo querem ver frutos e não simples palavras “filhinhos não ameis de palavra”, porem não pensem que isto será uma tarefa fácil, pode ter certeza será árdua e intensa, a abstinência faz o corpo gritar, perder as forças mostrando o quanto algo esta enraizado no seu interior, deve-se arrancar para não ficar “nem raiz, nem ramo”
CONCLUSÃO
Devemos primar por sermos cristãos autênticos, ter somente o nome de cristãos não nos garante a entrada nos céus, sermos somente batizados no Espírito Santo não nos outorga o direito a um passaporte as Mansões Celestiais, mas a graça e com ela toda a bagagem espiritual nela compreendia para um cristão sincero e piedoso. Sejamos desta forma alguém em que o Pai possa dar testemunho com Fez com Jó.


Pr. Jurandir Macchisini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos os comentários, que nos ajudarão a melhorarmos cada dia mais , Deus vos abençoe em Cristo Jesus

Quem sou eu

Minha foto
Sumaré, São Paulo, Brazil
Servo do Deus altíssimo, comprometido com a sua obra, à espera de sua volta gloriosa