VONTADE DE DEUS
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
INTRODUÇÃO:
Falar sobre vontade é uma coisa implícita em cada ser humano, cada um tem um atributo chamado livre arbítrio dado pelo próprio Deus, Adão usou desse atributo para decidir se comia o fruto proibido ou não, todos na história fizeram o mesmo, alguns acertaram, outro, no entanto erram deixando um legado destrutivos por várias gerações , definir vontade ou dizer quem ela pertence é o mesmo que dizer a quem pertence o ar que respiramos, sabemos que ele pertence a Deus, porem nós os homens o respiramos, o destruímos com nossas guerras de inseticidas, gás carbônicos , poluentes, etc.
O QUE É VONTADE?
Alguns filósofos, como Descartes[i] filosofo Frances do século XV e Agostinho[ii] acreditam que pelo fato de termos vontade, que é a capacidade de nos posicionar com relação a alguma coisa, nos tornamos responsáveis pelas nossas ações, pois ainda segundo eles a dimensão moral do homem advém do seu posicionamento com relação à sua vontade.
Desta forma vamos abrir duas linhas de pensamentos a vontade do homem e a vontade de Deus.
VONTADE DO HOMEM
A vontade do homem esta ligado intrinsecamente à sua liberdade, quem nunca ouviu a celebre frase “fazer o que dá na telha” é isso mesmo o homem faz aquilo que tem vontade, porem sem medir as conseqüências dos seus atos. O homem muitas vezes não planeja suas ações e acaba desfrutando terríveis e árduos tempos de tribulações, a própria bíblia diz:(Tiago 1:13) - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (Tiago 1:14) - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.(Tiago 1:15) - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Desta forma se materializa a vontade do homem produzindo os frutos colhidos. A vontade do homem geralmente é egoísta, pensa somente nele mesmo, exclui o seu semelhante, por esta razão Jesus manteve o mandamento do amor, pois ele encerra a carreira de egoísmo do homem. Nesta mesma vontade o homem procura caminhos fácies para alcançar seus objetivos mesmo que tenha que burlar algumas regras básicas: ”(Provérbios 14:12) - Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. A nossa vontade esta ligada intrinsecamente ligadas a geração de frutos.
O homem precisa usar sua vontade é um direito que Deus lhe deu , a isso nomeamos com livre arbítrio, Deus de forma alguma deseja alguém que seja obrigado a lhe servir , não deixa que o homem use a sua vontade para desejar servir a Deus , por isso a Bíblia tem um a infinidade de condicional “SE” justamente para abrir um viés para o homem fazer a sua escolha.
Muitos homens nas escrituras fizeram suas escolhas, veja bem no caso de Ananias e Safira, em Atos cap. 5, escolheu esconder parte do dinheiro da venda do imóvel e tentar enganar os apóstolos, porem neste caso para exemplos dos presentes Deus revelou a Pedro através do Espírito Santo, os próprios anciãos de Israel puderam escolher e fazer valer a sua vontade, neste caso Deus permitiu que a vontade deles prevalecesse naquele momento, pois estava na plenitude dos tempos: “(Gálatas 4:4) - Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” o verso continua com a seguinte mensagem: “4:5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Veja que a vontade de Deus tem um propósito definido, permitindo assim a prevalecência da vontade humana neste caso.
A vontade do homem ainda tem uma ligação terrena, pois a matéria domina o corpo humano em Romanos cap. 7:1-25 Paulo discorre sobre um poética e ao mesmo tempo cientifico, pois é a física que explica que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, mas La ele diz que existe um homem interior que deseja obedecer , a sua vontade tem como meta se submeter a Deus completamente, mas em contrapartida existe um noutro exterior que não deseja se sujeitar a Deus , fornecendo assim argumentos para uma guerra interior muito intensa. Paulo termina o capitulo mostrando um homem dividido dentro de si mesmo. Ao iniciar o capitulo oito ele aponta uma saída segura e estratégica para este problema, viver segundo o Espírito de Deus, uma solução, mas um dilema para o homem carnal que terá que perder a sua autonomia em definitivo.
Enquanto o homem não se submeter à vontade de Deus, esta completamente fora dos planos de Deus, ele precisa em primeiro lugar descobrir como apresentar um culto racional , vivo e agradável a Deus , Jesus na capitulo 4 em seu diálogo com a mulher samaritana deu a receita do tipo de adoração (culto) que Deus está procurando, dizendo “os verdadeiros adoradores , adorarão (futuro) em Espírito e em Verdade, porque o pai procura os tais que assim O adorem” os nomes em Espírito e em Verdade estão ligados diretamente ao Espírito Santo e ao Próprio Cristo , João cap.14:6 ele disse: Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim” toda adoração que não passa por essas duas personagens tem valor.
BONDADE DE DEUS
Em Romanos 12 Paulo aponta para no mínimo três fases da bondade de Deus, (2): boa, agradável e perfeita bondade de Deus, por que será que Paulo não iniciou pela perfeita? Essa é a proposta para este periódico.
Boa vontade de Deus
Entendemos que o homem foi destituído da glória de Deus, foi arrancado, tirado, expulso do Jardim do Éden e impedido de se alimentar da arvore da vida, neste ponto vemos o homem passou a praticar a sua vontade e a colher os frutos da mesma. A boa vontade é o primeiro passo a ser dado pelo homem, veja que ele sai de um capitulo (11) onde com muita sapiência relata o relacionamento entre Deus e seu povo que temporariamente foi rejeitado para a ascensão dos gentios, porem o Senhor tem uma aliança, que se cumprirá após a grande tribulação (ROM 11:27), quando Deus ,” tirar os pecados deles”, a bíblia relata que o pecado é que a luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz .
A boa vontade, esta no reconhecimento da soberania de Deus onde o homem delega a Ele o direito de manusear a sua vontade, onde a Deus é outorgada o direito consciente, por esta razão o culto racional, de entendimento, com as faculdades mentais todas em pleno exercício de suas atribuições, é algo voluntario, se coerção ; é nessa etapa que Deus começa a fazer todos os downloads com relação a quem Ele é, e o que deseja fazer com você , chamamos a fase do conhecimento mutuo, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32 .
O grande problema do homem do século XXI é conhecimento, no passado foi assim, por isso Oseías 4;6 disse: “o Meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento” e para retificar esse fato o próprio Oséias no capitulo 6:3 relata: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” ; este item “conhecimento” perdurará por toda a nossa vida. Essa fase inicial produz o desvendamento dos planos de Deus para a vida de cada ser humano, colocando ao critério de cada um aceitar ou não , igual àqueles contratos da internet onde para você acessar o documento, ou fazer o download você precisa dizer se aceita ou não os termos do contrato que estão inseridos no programa , etc., aqui é a mesma coisa, se você não quiser aceitar não lhe será imputado imediatamente nenhum ônus , mas no futuro você arcara com as responsabilidades de sua decisão aqui. Somente passara para a fase seguinte aceitando os desafios desta fase, os quais lhes asseguro serão muitos.
A VONTADE AGRADAVEL DE DEUS
Na versão inglesa, King James o versículo de Romanos 12:2 diz;
And be not conformed to this world: but be ye transformed by the renewing of your mind, that ye may prove what {is} that good, and acceptable, and perfect, will of God.
A palavra que indica “agradável” acceptabel traduzida isoladamente tem a tradução para aceitável, isso significa que algumas coisas Deus permite acontecer mesmo não sendo sua vontade, porem acreditamos que ainda é reflexo das sementes semeadas ao longo de nossa vida pregressa , em um determinado verso da bíblia “o que o homem semear, colherá” na epistola do apostolo Pedro “(I Pedro 4:19) - Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.” Veja que Pedro faz menção da vontade de Deus, nos versículos anteriores e diz que o julgamento inicia-se pela Casa de Deus, ou seja ninguém ira passar ileso, desta forma entende-se que existem coisas que Deus permite que são causados por nossa própria semeadura ao passo que existem outras que são em decorrências da nossa atividades como cristãos.
Agora estamos no segundo estágio da bondade, o que encontramos aqui? Lembre-se no estagio anterior nós O conhecemos, Ele se revelou para nós, agora nosso estreitamento relacional vai avançar um pouco mais, agora já conhecemos a sua voz (João 10), sabemos de onde Ele vem (João 14), sabemos para onde vamos (João 14:4), entendemos da adoção de filhos (Rom.8:14), enfim temos argumentos para nós mesmo nos definir como seguidores assíduos em estagio moderado de relacionamento, o que vamos fazer neste estagio é começar a andar com Ele, fazer o que Ele fez e agir como Ele agiu , todos os discípulos passaram por este estágio, embora aqui por ser um estagio um pouco mais avançado, muitos retrocederam, e alguns nunca mais acharam o caminho de volta, Judas o Iscariotes é um grande exemplo , aceitou o primeiro estagio, porem no segundo naufragou, Ananias e Safira de igual modo , primeiro ok, segundo naufrágio. Este estagio é perigoso porque saímos do nosso mundo para vivermos no Dele onde, a física com a teoria da relatividade, da gravidade não tem nenhum significado para Deus, veja por exemplo Pedro que andou sobre as águas , para nossos padrões isso é impossível, porem para Deus nada é impossível (LUC 1:37), nessa área especifica da vontade os nosso patrões de coerência não se encaixam , percebe por que é preciso primeiro passar pelo estagio da boa vontade? È lá que acontece o conhecimento, inicio do relacionamento entre Deus e você.
PERFEITA VONTADE DE DEUS
Muito bem, estamos agora num estagio de excelência, onde podemos dizer como o apostolo Paulo: “(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Nesta etapa somos igual ao vento (João 3:8) Espiritualizado, ou seja nossos atos são totalmente guiados e direcionados pelo Espírito Santo, é realmente um estado de excelência total , aqui a qualidade do serviço prestado por nós são de parâmetros inatingíveis pelo homem natural, tudo o que fazemos, tudo o que somos, tudo o que queremos esta depositado nas mãos de Deus, a perfeita vontade aniquila completamente o homem e suas atitudes e as delega voluntariamente á Deus, todo o corpo alma e espírito já não existem no bom sentindo, ou seja não tomamos partido de A ou de B, mas preferimos obedecer a Deus , Jesus é o grande exemplo disto, mesmo os discípulos relutando em aceitar o seu sacrifício, chegando ao ponto de ter que repreender o Diabo em um deles , Ele permaneceu fiel aos planos de se Pai, no Getsemani temos a comprovação disto quando lemos “todavia não se faça a minha vontade mas a Tua” aleluia!!!
É um estado de graça completa, unificação do ser espiritual (Deus e você) em toda a sua plenitude aqui não conseguimos diferenciar o ser natural do ser espiritual, pois os dois se fundiram , tornando-o assim propicio aos planos Divinos.
Existem muitos poucos que alcançaram este estágio, pois ele aponta para os momentos finais neste tabernáculo, Paulo no final de sua jornada disse: “(II Timóteo 4:6) - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.” Ele estava já esperando a sua partida, tanto é que asseverou no verso seguinte “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. Abrão no sacrifício de seu filho Isaque Monte Moriá parece ter alcançado tal estágio pois demonstrou uma fá inabalável no Senhor, revelado nas palavras “iremos e tendo adorado tornaremos” o verbo tornar , esta na primeira pessoa do plural, indicando que sua confiança estava em alta, e que Ele e seu filho Isaque retornariam do monte vivos.
Normalmente este tipo de vontade somente é alcançado no final da vida de cada crente, pois a qualidade de perfeito, diz da impossibilidade de haver qualquer defeito, sujeira, reparo a ser feito, em qualquer material, trabalho e ou visão exposta. O foco de visão de Deus é diferente do nosso, não existem no vocábulo de Deus algumas palavras usualmente empregadas por nós, tais como ; é impossível, não dá , não tenho tempo, é tarde demais, não tenho capacidade, etc.. Enquanto estivermos mantendo estes verbetes vivos em nosso dia-a-dia, estamos longe deste estágio, podemos mudar e dizer como Paulo; “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (fil.4:13)
CONCLUSÃO
Fazer a vontade de outrem já não é uma coisa muito fácil, o que dizer então em fazer a vontade de Deus, difícil² (ao quadrado), sabendo disso Deus preparou algumas ferramentas que estão disponíveis para os fieis, a palavra de Deus é uma delas, imprescindível para quem quer acertar na vontade de Deus em alto escalão, o Espírito Santo é o tradutor da Bíblia, para quem tem dificuldades em entender o que Deus quer de você , peça a Ele (ES) e Ele fará com que você saiba onde esta reservado para você o norteador para a vontade especifica de Deus para sua Vida, você porem deve ter uma participação nisso é a leitura da Bíblia, Salmo 1 fala do êxito em meditar, e por ultimo, mas não menos importante o próprio Jesus serve de mediador, advogado para suas causas, Deus sabe que somos inconstantes e que muitas vezes voltamos como “cães voltam ao vômitos” Eles (Bíblia, ES e Jesus) é tudo o que precisamos para nos dar bem , possuem a essência necessária para um relacionamento elevado com Deus , produzindo frutos para a eternidade.
Pr. Jurandir Macchisini
03/02/2010 – 16h18min
[i] René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650), também conhecido como Renatus Cartesius (forma latinizada), foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
[ii] Aurélio Agostinho (Aurélius Augustinus) nasceu na cidade de Tagaste, província de Souk Ahras, na época uma província romana no norte de África, na atual Argélia, filho de pai pagão, Patrício e mãe católica, Santa Mônica. Foi educado no norte de África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão. Foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da Igreja Católica.

Esse três estagios da vontade de Deus não cabe a nós estarmos neles(controlar as fases), porque é do Senhor mas ter uma fé inabalavel que produz uma exelente confiança que estamos nas mãos do Criador absoluto, o apostolo Paulo inspirado pelo Espirito Santo diz que a Fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus, se nós formos aplicados a Ela(PED)romperemos em Fé, e essa graça faz nós crescermos da Boa para Aceitavel e dessa para a Perfeita...
ResponderExcluir