AS CARACTERISTICAS DE UM CRENTE VENCEDOR
Nº 09 EBD. 1º TRIMESTRE
INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos abordar as características de um servo de Deus vencedor, porem temos também que analisar o homem natural que se julga vencedor, todas as coisas são muito relativas partindo desse pressuposto, pois cada um tem uma visão do que é ser vencedor, é lógico visões diferentes, contudo porém são visões que precisam ser levados em contas, visto que o mais importante aqui será entender o que é ser vencedor no contexto humano e o mais importante no contexto Divino.
O Homem natural
No homem natural nasce com uma capacidade de exercer suas atividades normais, pois ao nascer Deus lhe presenteia com a fé natural que tem como propriedade a capacidade de locomoção e realização de coisas pertinentes e possíveis ao homem natural. As ações do homem natural na busca de vitória vem acompanhada de disciplina e certo rigor em suas ações , tais como; levantar cedo, gastar somente o que ganha, guardar dinheiro, estudar , trabalhar, etc. São ações que produzem efeitos de crescimento e aparente vitória no mundo natural em que vive. Não existe pecado em ser próspero no mundo, mas temos que equilibrar a balança de forma que também os fatos e os acontecimentos possam contribuir para um crescimento homogêneo, mantendo a estabilidade dos seres (humano e espiritual).
O homem natural procura se ancorar nas coisas visíveis, pois são elas que lhe proporcionam certa segurança, amizades, sociabilidade, progresso, etc. desta forma trabalha-se pelo vil metal, ocupando boa parte de seu tempo em conseguir riquezas. Há casos em que verdadeiras riquezas são relegadas a segundo, terceiro plano em vista das ocupações eminentes na conquistas de impérios. Quem já não ouviu a celebre frase: “tempo é dinheiro”? Pois é esta frase pertence a Benjamin Franklin, nascido em Boston, 15º filho de 20 crianças , religioso, doutrinas calvinistas ( João Calvino - Reforma Protestantismo-95 Teses Martin Lutero) , mas também dado ao Iluminismo , que é uma miscigenação de idéias em torno da religião,(Sociais , Filosóficas, correntes intelectuais e tradições religiosas) , o pai do estudo da Eletricidade, e a meteorologia , era também maçom, mas voltemos então à frase , tempo é realmente dinheiro? Depois de apresentar as credenciais de tão ilustre homem tenho que discordar dele , pois dinheiro não é tempo, li em um blog denominado “os Administradores” onde o blogueiro dizia:”que se tempo fosse dinheiro, poderíamos guardá-lo, poupá-lo, emprestá-lo, ou até mesmo tomá-lo emprestado” o tempo não nos permite utilizá-lo desta forma, tempo passado, tempo perdido. Desta forma o homem natural detesta perder tempo, nas filas , nos almoços intermináveis com amigos e familiares, na igreja, pois cada minuto perdido é menos um tostão guardado em seu alforje. A visão distorcida do homem natural não o permite ver onde esta a verdadeira riqueza , desta forma passa a desperdiçá-la perdendo-a entre os dedos , estamos falando de saúde, família , amigos , religiosidade, etc.
Vemos hoje muitos homens ricos, donos de verdadeiros impérios, conglomerados, multinacionais, enfim existem tantas nomeclaturas, que fica impossível enumerá-las, muito dinheiro, carros, casas, mansões, iates, etc. estudos realizados em 2007 revelavam cerca de 2% dos adultos mais ricos do mundo possuíam cerca de 50% de todas as riquezas mundiais, no Brasil de 1% são composta das pessoas mais ricas, na China cerca de 4,5% e assim por diante (WWW.resistir.info/varios/distr_riquezas_p.html ) e isso vem crescendo assustadoramente, existem pessoas vivem abaixo da linha de pobreza e os ricos estão crescendo cada vez mais, em contrapartida os crimes pela posse também estão crescendo , os casamentos por interesses também estão crescendo , atividades ilícitas, como, venda de drogas, prostituição, entre outros efeitos. Famílias estão sendo destruídas, o meio ambiente também esta sendo devastado, tudo em nome da vitória . Onde realmente esta o marco do vencedor, do sucesso do homem bem sucedido?
O Homem espiritual
Deus lá no jardim do Edem criou o homem completo, corpo, alma e espírito, com a capacidade de adorá-lo, mas o que é ou quem é o homem espiritual e qual a diferença entre um e outro?
Não é muito fácil falar dessa personalidade que é o homem espiritual, pois envolve uma visão do interior (1º Cor 11:28), cada um deve ter essa visão de si mesmo com vistas a saber em qual estagio se esta na produção desse novo homem. Sabemos que este homem é uma guinada para o alto, isto implica em desprendimento das coisas que nos cercam, mudança na visão, na mente e no coração (emoções) em algum lugar na bíblia diz: “nos despindo do homem velho” Efésios 4:22, pois o quadro que vimos acima não vai mudar, Deus não esta preocupado em mudar o quadro acima, o cenário continuará o mesmo, mas o atores, ah esses sim Deus quer mudar. No quadro anterior para que as coisas continuem como está não se precisa fazer nada, mas nesse quadro a participação do homem é imprescindível, caso não ocorra, não acontecerá. O que precisamos para nos tornarmos um homem espiritual? Bem, em primeiro lugar o homem precisa querer mudar, partindo desse pressuposto ele fala com sua boa, “sem com o teu coração creres e com tua boca confessares” Romanos 10:9. O ponto de partida inicia-se, a regeneração é o passo seguinte, o que é regeneração? É o processo pelo qual Deus através de Cristo, a palavra e o fecundador chamado Espírito Santo dá nova vida ao homem em Pedro Cap.1:23 , o apóstolo diz que fomos gerados de novo, não de semente corruptível, mas da incorruptível pela palavra de Deus, ou seja Jesus foi gerado dentro de cada uma dos crentes da atualidade, como forma de permanecer vivos pela eternidade. Bom nos convertemos, fomos gerados novamente agora precisamos crescer, pois quem não cresce, morre, o meio mais produtivo para crescermos é pela palavra, outra vez Pedro dá um conselho bastante eficiente quando diz “desejais como meninos novamente nascido, o leite racional não falsificado, para que por ele vades crescendo” 1º Pedro 2:2, o crescimento é um ato da misericórdia de Deus, pois no crescimento o homem adquire conhecimento para se relacionar com Deus e seu semelhante.
O homem espiritual já nasce com a capacidade de produzir frutos do Espírito, conforme Gálatas 5:22, os quais são essenciais para o desenvolvimento do espírito do homem. Dentro deste escopo Deus começa a revelar a sua vontade e desta forma podemos vislumbrar quais são os projetos de Deus para as nossas vidas , por esta razão Deus nos permite ter a mente de Cristo nos proporcionando um norteador do caminho da vitoria. Nem sempre o status de vitoria é aquele pregado pelo mundo, onde a riqueza vem em primeiro lugar em detrimento da família por exemplo, mas Deus tem valores bem mais altos para determinados aspectos da vida do homem, contudo sem a visão de Deus não podemos ver com clareza. Vejamos então como acontece e de que é feito a vitoria propiciada por Deus.
A Vitória vem de Deus
Qual o caminho percorre a vitoria de Deus para cada crente? Em primeiro lugar cada servo de Deus tem que crer piamente de que o Seu Deus é poderoso para lhe dar a vitoria seja de qual forma for , Deus tem vários caminhos pelos quais poderão vir a sua vitória , as vezes nem sempre ela virá pelo caminho mais fácil, possível ou até mesmo evidente, normalmente vem de forma inusitada, Deus gosta de desafios , veja por exemplo para Abraão veio através de um cordeiro atado pelas quatro patas no cume do monte Moriá, para Jacó com um encontro com o Anjo no Val de Jabote, para Maria irmã de Lazaro, com a ressurreição de seu irmão , já para Elias os corvos representaram a sua vitoria trazendo pão para ele comer, enfim se ficarmos aqui enumerando maneiras de como Deus deu vitorias a seus filhos vamos encontrar diversas maneiras possíveis e inimagináveis Dele realizar milagres, e pasmem Deus ainda tem muitas maneiras de nos dar a vitoria com as quais nem imaginamos como seja .
O salmo 62 no verso 11 Davi faz alusão ao poder , poder é o que gera vitorias , em torno de uma vitoria existem planejamentos , táticas, estratégias, planos diversos com objetivo de nos levar a vitoria, porem em um dos Salmos , o sábio Salomão diz: “Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam” salm.127:1 isto significa a mesma coisa que Davi disse em Salmo 62:11 “uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi, o poder pertence a Deus” em outros lugar já no novo testamento Paulo diz “ antes de dizermos amanhã viajaremos , compraremos ou venderemos , devemos dizer Se Deus quiser, isso nos mostra que tudo esta nas mãos de Deus e nada que o homem faça impedira Ele de executar a sua vontade , em Isaias 43:13 diz: “ainda antes que houvesse dia Eu Sou e ninguém há que possa fazer escapar de minhas mão;, operando Eu quem impedirá”
Cremos num Deus poderoso
Deus trabalha por nós isto é um fato, pois assim esta escrito; “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”- Isaias 64:4, Deus meus amados nunca sofreu derrota, vem pelo caminho mais improvável , busca as soluções mais inviável justamente para mostrar que Ele pode inverter a lei da física, natureza, leis que Ele mesmo criou mostrando a sua soberania em tudo, pode por exemplo ordenar e a morte ser obrigada a devolver uma de suas conquistas, tem o poder de ordenar e a natureza refrear o seu furor, os demônios têm que atender às suas ordens e sair, enfim nada pode se interpor entre você e a sua vitoria.
Ele nos concede a vitória
Paulo certa vez disse “tudo posso naquele que me fortalece” a vitoria tem que começar em você, Deus não pode iniciar um processo de vitoria sem o maior interessado estar disposto a enfrentar as batalhas que com certeza virá, a disposição é justamente o ingrediente que Deus usa para nos dar a vitoria, sei o que você esta pensando, mas Pastor estou entenebrecido , meu coração esta as escuras , minha fé esta abalada, (Efésios 5:14) amado, a bíblia não aponta vitoriosos daqueles que ficaram deitados, amuados , chateados, mas aponta a vitorias daqueles que mesmo em meio as grandes lutas tinham espírito de guerreiros, os covardes Deus enviou para casa(Jz. 7:3), pois covardia não ajuda , essa frase “mais vale um covarde vivo do que um herói morto” foi criada pelo próprio diabo em suas andanças no meio dos homens , Deus gosta de homens de espírito varonil, corajosos, dispostos a guerrear mesmo que as circunstancias sejam totalmente contrárias, lembre-se já nascemos vencedores, porem ainda tem pessoas que não se aperceberam disso e estão padecendo em suas mazelas, a vitoria de Deus não segue o padrão do mundo, uma certa vez fui indicado pelo pastor da igreja para distribuir Ceia a um casal cuja Irma estava com câncer, muitos já haviam dito a ela que o Senhor a restauraria , e ela seria ainda uma grande missionária, naquele dia o Senhor me deu a seguinte mensagem, “avisa meus servos que a vitória deles já esta chegando” desta forma entreguei , poucos dias depois a irmã veio a falecer, você pode esta pensando, mas como a morte pode ser uma vitoria para alguém? A Bíblia diz que Deus tem prazer na morte de um justo, os que dormem no Senhor não correm o risco de pecar, não estão mais susceptíveis ás variações de fé , estão guardados esperando o dia do arrebatamento, isso não é uma grande vitoria? Existe também o fator conhecimento, Deus conhece o amanhã, nós por outro lado não, você já pensou que de repente Deus resolve curar àquela irmã , amanhã ela desvia-se dos caminhos do Senhor, não seria um prejuízo inestimável? Desta forma Deus tem sempre uma vitoria personalizada para cada um de nós.
Deus deseja a nossa total vitória
A Bíblia diz que temos uma guerra, Paulo assevera que essa não é contra a carne e o sangue (Ef.6:12), ou seja contra nossos irmãos, mas contra principados e potestades , contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade, nas regiões celestes, aqui temos os nossos verdadeiros inimigos e o lugar onde travamos nossas batalhas , é vergonhoso ver que alguns “crentes” ainda não entenderam essa verdade e ficam degladiando-se entre si nas igrejas , promovendo discórdias, contendas, gerando invejas , porfias entre outras obras da carne (Gal 5;19-21). Deus deseja dar vitórias a seu povo, mas enquanto mantemos anátema entre nós Deus não pode prover a vitória, devemos tirar os anátemas, pecados escondidos, raízes de amarguras, etc. e procurar o caminho da santificação
Vitoria sobre a carne
A carne é a nossa maior inimiga, ela foi condenada ao pó, “do pó viestes ao pó retornarás” palavras de Deus, desta forma existe uma maldição sobre ela que irá se cumprir mais dias menos dias, o que faze então? Precisamos então destruí-la antes que ela nos destrua, mas não através de enfermidades, pecados, drogas, porem através da falta de alimento , por esta razão em certa ocasião Jesus disse: quem achar a sua vida perdê-la-á, mas que perder a sua vida por amor de mim achá-la-á, isto significa que se eu quiser manter a carne viva é só mantê-la alimentada com todas as guloseimas que o mundo oferece , mas o resultado será nefasto , não veremos a Deus, porem se quisermos viver uma vida abdicada dos prazeres do pecado, crucificando a carne na cruz juntamente com todas as suas vontades Gal 5:24, desta forma terei um encontro com Jesus , isto é fato. As obras da carne já estão prontas somente falta realizá-las, mas os “frutos” do Espírito ainda estão por ser produzido, Jesus certa vez afirmou “produzi, pois frutos dignos de arrependimento “ , existe aqui um esforço da parte do homem para que se realiza a produção conforme Gal 5:22 . Para vencermos a carne o primeiro passo é morrer, nascer e colocá-la sob custodia do Espírito Santo, conforme aos Romanos capitulo 8 “Os que andam segundo o Espírito...”
Vitoria sobre o Mundo
Aqui não estamos falando sobre o mundo físico, mas ações que existem nesta esfera de existência , em João 3:16 Jesus fala deste mundo, a natureza, os animais não representam importância para Deus, pois não possuem espírito, mas nós sim , desta forma o segundo inimigo que nos cerca são as, ações praticadas por este mundo representada pelos homem que vivem a seu bel prazer sem importar-se com a vontade de Deus e que influencia muitas vezes a vida do crente que está buscando uma vida regrada pela palavra de Deus, alguns fatores por exemplo são mais gritantes , como a moda , um fator preponderante para o ser humano se socializar, quem não anda na moda, não pode viver em sociedade, neste contexto os crentes vivem tentando se adequar à moda , dinheiro , nosso sistema de avaliação é tão precário que valorizamos mais o ter do que o ser , enquanto Deus valoriza o ser e não o ter, é só olhar para a oferta da viúva , a beleza, ah! Como a beleza influi garotas magérrimas, esqueléticas, perigando morrer de bulimia devido ao excesso de regime a que se propõem, enfim existe um padrão no mundo no qual a igreja não se enquadra, enquanto o salvo tentar enquadrar-se ao mundo estará refém de seu inimigo mortal que é o mundo, a bíblia diz que o mundo jaz no maligno, isso é perigoso , pois Deus diz em Efésios 5:14 “ desperta tu que dormes , levante-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá” essa afirmação bíblia nos revela que Deus não tem contato com aquele que descansa no mundo.
Vitoria sobre Satanás
Em 1º a Pedro 5:8, o apóstolo diz: “Sede sóbrio, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” isto significa que quando nascemos saímos do lugar seguro, saímos de casa e estamos expostos ao perigo do leão , que é um animal carnívoro, extremamente feroz, forte, e perigoso, ah que medo, pois é , mas Pedro não diz que o diabo é um leão, mas igual a um leão com a mesma ferocidade, força e agilidade, um leão fica observando a vitima porque ele sabe que se errar perde a presa. Jesus disse certa vez: “eis que vos envio como ovelhas em meio aos lobos” Ele não nos enganou, disse que haveria perigo,mas também nos assegurou, “eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” . Mas exatamente o que o diabo deseja roubar? Em apocalipse 3;11 diz que devemos guardar bem o que temos com o objetivo de protegermos a nossa coroa, em João 14:23 diz que o meio mais fácil de termo a trindade dentro de nós é justamente guardarmos a Palavra de Deus , em apocalipse 1:3 chamada de bem-aventurados os que lê o e os que ouvem e guardam as palavras desta profecia, justamente porque o tempo está próximo, desta forma entendemos que o diabo deseja tirar a semente da palavra de Deus de nossos corações , pois é ela a responsável pela nossa vida espiritual , caso ele consiga estará eliminando a fonte de vida do crente, se você olhar através de Mateus cap. 13 1-23 iremos constatar que 4/4 das sementes plantadas somente ¼ delas produziu frutos , as ¾ uma caiu no caminho , outra caiu entre espinhos e a outra caiu em pedregais, desta forma o intuito de roubar a palavra funciona em cerca de ¾ dos crentes nominais , isto é assustador , se olharmos para Mateus cap. 25 as 10 virgens vemos ali que cerca de 50% dos crentes estão realmente perdendo a comunhão não com a igreja , pois ela funciona hoje como um clube social, temos festas de aniversários, churrascos , acampamento para jovens , mulheres, time de futebol para a juventude dispensar a sua adrenalina , mas os crentes estão perdendo a comunhão com o Espírito Santo, e a bíblia orienta, “não extingais ao Espírito Santo” , estamos perdendo a essência do evangelho, temos mais problemas dentro da igreja do que fora .somos muito menos prudente do que os filhos das trevas, a bíblia já predisse isso;como esta a minha vida no altar diante de Deus, hoje?
Como vencer então o diabo? O pastor Tiago tem a resposta no capitulo 4:7 – Sujeitar e Resistir, em primeiro lugar temos que entender que não podemos vencer o diabo, ele por exemplo conhece a bíblia inteira, ou como você acha que ele em toda a historia foi único que pode debater com Cristo sobre Ela? Experiência , é uma coisa que não lhe falta também , ele esteve em todas as dispensações que existiram , conhece as nossas fraquezas, vendo deste lado podemos resumir que somos incapazes de vencê-lo, mas se seguirmos a receita de Tiago seremos vencedores, sujeitar , primeiro item da nossa lista, que não é grande, muito bem, um dos significado da palavra sujeitar é justamente tornar-se dependente, você se sente dependente de Deus? Outra linha de pensamento é aceitar o domínio de outrem, significa que nós agora não vamos decidir sozinhos, mas em conjunto com a Trindade , somente vamos fazer o que ficar acertado e orientado pela mesma, Deus conhece as fraquezas do diabo, esteve também em todos os períodos da historia do homem , esta interessado em nos ajudar e tem algumas vantagens sobre o nosso oponente , é Onipotente, fala do atributo do único ser que detém todo o poder em sua pessoa, Onipresente , fala do atributo do único ser que detém a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo , Deus esta no passado, no presente e no futuro, para Ele não existe essa divisão de tempos , sendo um eterno presente, e por ultimo porem não menos importante, Onisciente, fala do atributo do único ser que detém todo o conhecimento de tudo que possa existir , até mesmo de nosso pensamento, por estar em todos os lugares, Deus sabe o que iremos falar daqui a 20 anos, por exemplo, veja as vantagens que nos temos, então desta forma a nossa sujeição dever ser voluntária. Muito bem agora é só resistir, para que você possa resistir não é de qualquer maneira, dizem que “saco vazio não para em pé” em Efésios capitulo 6:10-17, temos um verdadeiro arsenal para como diz Paulo , “depois de fazer tudo, ficar firme” temos por exemplo a verdade , o diabo não resiste a essa arma , pois ele é pai da mentira, devemos dizer a verdade mesmo com prejuízo, temos ainda couraça da justiça, escudo da fé, proporciona defesa contra os dardos inflamados do maligno e a espada do Espírito que é a palavra de Deus , veja quantas armas eficazes nós temos par resistir , com certeza ele fugirá de nós.
As características de vitorioso
Perseverando com humildade
Humildade fala de estado de espírito, não de um estado de aparência, o humilde não comete subversão, ou seja, através do amor não se ufana por sua posição, pois o orgulho tem sido a causa de muitas guerras perdidas, a humildade é um ato de submissão , alguém que espera o seu líder tomar as decisões pacientemente sem se exasperar, outro atributo do amor , muitos hoje tem perdido a benção de Deus pois tem deixado seu lugar, somos cônscios de que não é uma trabalho muito fácil permanecer, mas as cartas as igreja da Ásia menor tem uma inscrição que nos faz lembra da permanência , “ao que vencer” (Ap.2:7,11,17,26 ; 3:5,12,21)
Com vigilância
Em 1º a Pedro 5:8, o apóstolo diz: “Sede sóbrio, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” sobriedade é uma características exigida de cada obreiro segundo Tito cap. 1, 1º Timóteo cap.3, alguém que sabe o que esta fazendo, tem controle dos atos, no caso desta luta, saber discernir exatamente quais são os espíritos envolvidos nas diversas operações, de outro lado é o estado de alerta, 1ª Tes. 5:1-11 fala do estado de dormência se referindo a característica da ignorância , fator da falta de conhecimento, que ocasiona um despreparo no ato de defesa , em Efésio 5:14 revela que o homem tem que estar me pé, vigilante , atento para ser esclarecido por Jesus, aqui insere-se Ap.3:11 que nos orienta a estar atento, com objetivo de não perder a coroa. O cristão autêntico vive uma vida de vigilância ininterrupta com vistas a assegurar sua ascensão aos céus.
Como seguir o modelo “Jesus”
A bíblia falando de ministério em Efésios 4:1-16 no verso 12 e 13 discorre dizendo que o ministério foi criado para o aperfeiçoamento dos santos e que tem ponto de partida e objetivo que é a unidade da fé, conhecimento do filho de Deus e a estatura completa de Cristo, desta forma não é simplesmente seguir o modelo de Jesus , mas segui o modelo Jesus , não é uma tarefa muito fácil , porem possível se tomarmos algumas medidas necessárias.
Permanecer na palavra
A palavra tem algumas prerrogativas importantes, tais como alimento, ela é alimento da alma (1º Pedro 2:2) produz crescimento, arma de defesa (Efésio 6:17b), promove a entrada da Trindade no homem (João 14:23), juntamente com o espírito produz uma adoração aceita por Deus (João 4:23;1;17;14:6). Em João 14:23 Jesus coloca uma condicional “se” alguém me ama, guardará a minha palavra” a permanência desse Trio maravilhoso provoca o desencadeamento da vida eterna perdida pelo homem na Édem , alcançada agora pelo advento do Messias, na Santa Ceia, rememoramos a morte de Cristo, participando do sangue e do Corpo , promovendo a unificação do corpo, isso simbolicamente diz respeito ao efeito de tornarmos um só corpo, como 1ª Cor 12: 12-31 e Efésio 4:1-16. Para que a palavra permaneça em nós precisamos estar em contato com ela diariamente , o salmos diz;” antes tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite” o ato de meditar é o mesmo processo de ruminação que ocorre nos animais, trata-se do mecanismo de assimilar todos os nutrientes que possuem no alimento, pois a palavra é o norteador do cristão , por ela conseguimos realizar ações pró-ativas contras as astutas ciladas do diabo, em Ap.1:3 o evangelista João chama de bem-aventurado o que lê , os que ouvem e guardam as palavras desta lei , e assevera perto esta o Senhor, desta forma a palavra nos mantém preparado para o evento chamado arrebatamento que acontecerá num abrir e fechar de olhos. A palavra também é responsável pela manutenção da chama do Espírito Santo em nós , é uma promessa de Jesus em Lucas 24:49”eis que vos envio a promessa de meu pai, fica na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos...” permanecer na palavra é deixar-se totalmente nas mãos do Espírito Santo , ser guiado por Ele , Romanos 8 afirma que os que são guiados por Ele não mais estão sujeitos as obras da carne , são filhos de Deus, mantém comunicação diária com os céus, mantém o corpo morto através da crucificação do mesmo, existem muitos pontos a serem explorados com relação ao permanência na palavra, porem não queremos esgotar os assunto, mas apenas lançar um pequeno fecho de luz sobre o mesmo assunto.
Prática do Jejum
Em Mateus capitulo 4:2 Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto para ser tentado, lá ficou 40 dias em jejum , o jejum é uma ferramenta indispensável na bolsa do cristão, pois ele produz certo esvaziamento do ser. Mas , porem é de bom tom salientar que não podemos somente vencer através do jejum , o mesmo sem propósito acaba se igualando ao ato de passar fome e isso não é bom nem para o espírito, nem para a carne que acaba ficando debilitada, Jesus tinha propósito, objetivo e conhecia muito bem o seu adversário , o que vemos hoje são crentes que jejuam, mas muitas das vezes não conhecem o seu adversário e vivem caindo nas suas ciladas, é bom jejuar, mas primeiro “busque o reino dos céus” procure conhecer quem é o seu Senhor, por que Ele te tirou do mundo ,com qual propósito , quem é sua equipe, produza frutos do Espírito, ame com obras , não de língua somente e ai faca seu jejum. Jesus começou seu ministério aos 30 anos , durante trinta anos , ajudou sua mãe a criar os seu irmãos , trabalhou, aprendeu um oficio e depois iniciou o ministério com jejum , aprenda mais esse exemplo, se queremos seguir o modelo “Jesus” temos que viver e andar como Ele andou...
Andar em santificação
Antigamente tínhamos um conceito errado sobre santificação, achávamos que santidade era andar com cabelos grandes (as mulheres), saias cumpridas, paletós, chapéus, barba e cabelos bem cortados, sisudos , não nos comunicávamos com ninguém que não pertencesse á nossa comunidade religiosa, mas escondíamos muitos pecados, estávamos matando o povo dando-lhes uma carga que nem nós mesmo conseguíamos carregar , graças a Deus foram abertos os nossos olhos , santificação não é algo instantâneo , mas paulatino, dia-a-dia o cristão vai cedendo partes de sua vida para o uso exclusivo de Deus , santificação é separação , mas não dos outros , mas de você mesmo , é você quem constrói a espiritualidade a ser vivida com Deus , precisamos nos comunicar com nosso vizinho com objetivo de pregar com nossa vida e com palavras , a santificação será completa no dia do arrebatamento, ou com o advento da morte. A bíblia diz que não se pode servir a dois senhores, quem é que deseja partilhar sua esposa com outro , quem deseja que seu filho chame outro de pai, acredito que ninguém quer estar nessa situação, da mesma forma Deus, pois Ele proveu o salvador , Jesus, as ferramentas (Ef.6:10-17) , nos protege – Salmo 127, todos quando estão em apuros chama por Ele , é justo então que exija algum retorno de seu investimento , costumo dizer que Deus investiu na pior empresa já existente no mercado - o homem, drogado, doente, bêbado, com crise existencial, etc. em Mateus 3:12 quando alguém encontra com Jesus, existe uma pá que será usada para a limpeza, tudo o que é fútil , sem valor é representado pela palha, será queimada no fogo, mas tudo que representa alguma coisa de valor será considerada trigo e é guardada no celeiro, Deus deseja usar o que de bom existe em nos , mas também deseja nos arregimentar de forma adequada para uso exclusivo seu, através da santificação entendemos a vontade soberana de Deus em nossa vida , nos aproximamos de Deus, convivemos com Ele , experimentamos todas as bênçãos oriunda da santificação, é só olhar para Israel , quando estavam em estado de santidade , nenhuma outra nação parava diante deles, mas quando não, eram subjugados, escravizados até se voltarem para Deus. Atente para isso!
Conclusão
Muito bem ao concluímos não queremos dizer que o assunto acabou, não, ele é muito extenso, porem gostaríamos que você ponderasse e caso se encontre desassociado do processo que caracteriza o vencedor , siga o caminho das pedras, levante-se , vença seu inimigos um-a-um , com a ajuda de Deus, Jesus e o Espírito Santo, sempre lembrando-se de que deve seguir o modelo “Jesus”. A decisão é nossa se quisermos ser vencedores , temos a nossa parcela de contribuição, não irá adiantar ficar se lastimando, chorando pelos cantos , erga a cabeça, olhe para o autor e consumador da sua fé, coragem.
Pr. Jurandir Macchisini
Com estudos biblicos, e assuntos diversos para analise dos blogueiros em geral, porem mais direcionados a um público Evangélico
sábado, 27 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
A BENÇÃO DE ENTENDER A VONTADE DE DEUS
VONTADE DE DEUS
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
INTRODUÇÃO:
Falar sobre vontade é uma coisa implícita em cada ser humano, cada um tem um atributo chamado livre arbítrio dado pelo próprio Deus, Adão usou desse atributo para decidir se comia o fruto proibido ou não, todos na história fizeram o mesmo, alguns acertaram, outro, no entanto erram deixando um legado destrutivos por várias gerações , definir vontade ou dizer quem ela pertence é o mesmo que dizer a quem pertence o ar que respiramos, sabemos que ele pertence a Deus, porem nós os homens o respiramos, o destruímos com nossas guerras de inseticidas, gás carbônicos , poluentes, etc.
O QUE É VONTADE?
Alguns filósofos, como Descartes[i] filosofo Frances do século XV e Agostinho[ii] acreditam que pelo fato de termos vontade, que é a capacidade de nos posicionar com relação a alguma coisa, nos tornamos responsáveis pelas nossas ações, pois ainda segundo eles a dimensão moral do homem advém do seu posicionamento com relação à sua vontade.
Desta forma vamos abrir duas linhas de pensamentos a vontade do homem e a vontade de Deus.
VONTADE DO HOMEM
A vontade do homem esta ligado intrinsecamente à sua liberdade, quem nunca ouviu a celebre frase “fazer o que dá na telha” é isso mesmo o homem faz aquilo que tem vontade, porem sem medir as conseqüências dos seus atos. O homem muitas vezes não planeja suas ações e acaba desfrutando terríveis e árduos tempos de tribulações, a própria bíblia diz:(Tiago 1:13) - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. (Tiago 1:14) - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.(Tiago 1:15) - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Desta forma se materializa a vontade do homem produzindo os frutos colhidos. A vontade do homem geralmente é egoísta, pensa somente nele mesmo, exclui o seu semelhante, por esta razão Jesus manteve o mandamento do amor, pois ele encerra a carreira de egoísmo do homem. Nesta mesma vontade o homem procura caminhos fácies para alcançar seus objetivos mesmo que tenha que burlar algumas regras básicas: ”(Provérbios 14:12) - Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. A nossa vontade esta ligada intrinsecamente ligadas a geração de frutos.
O homem precisa usar sua vontade é um direito que Deus lhe deu , a isso nomeamos com livre arbítrio, Deus de forma alguma deseja alguém que seja obrigado a lhe servir , não deixa que o homem use a sua vontade para desejar servir a Deus , por isso a Bíblia tem um a infinidade de condicional “SE” justamente para abrir um viés para o homem fazer a sua escolha.
Muitos homens nas escrituras fizeram suas escolhas, veja bem no caso de Ananias e Safira, em Atos cap. 5, escolheu esconder parte do dinheiro da venda do imóvel e tentar enganar os apóstolos, porem neste caso para exemplos dos presentes Deus revelou a Pedro através do Espírito Santo, os próprios anciãos de Israel puderam escolher e fazer valer a sua vontade, neste caso Deus permitiu que a vontade deles prevalecesse naquele momento, pois estava na plenitude dos tempos: “(Gálatas 4:4) - Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” o verso continua com a seguinte mensagem: “4:5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” Veja que a vontade de Deus tem um propósito definido, permitindo assim a prevalecência da vontade humana neste caso.
A vontade do homem ainda tem uma ligação terrena, pois a matéria domina o corpo humano em Romanos cap. 7:1-25 Paulo discorre sobre um poética e ao mesmo tempo cientifico, pois é a física que explica que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, mas La ele diz que existe um homem interior que deseja obedecer , a sua vontade tem como meta se submeter a Deus completamente, mas em contrapartida existe um noutro exterior que não deseja se sujeitar a Deus , fornecendo assim argumentos para uma guerra interior muito intensa. Paulo termina o capitulo mostrando um homem dividido dentro de si mesmo. Ao iniciar o capitulo oito ele aponta uma saída segura e estratégica para este problema, viver segundo o Espírito de Deus, uma solução, mas um dilema para o homem carnal que terá que perder a sua autonomia em definitivo.
Enquanto o homem não se submeter à vontade de Deus, esta completamente fora dos planos de Deus, ele precisa em primeiro lugar descobrir como apresentar um culto racional , vivo e agradável a Deus , Jesus na capitulo 4 em seu diálogo com a mulher samaritana deu a receita do tipo de adoração (culto) que Deus está procurando, dizendo “os verdadeiros adoradores , adorarão (futuro) em Espírito e em Verdade, porque o pai procura os tais que assim O adorem” os nomes em Espírito e em Verdade estão ligados diretamente ao Espírito Santo e ao Próprio Cristo , João cap.14:6 ele disse: Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim” toda adoração que não passa por essas duas personagens tem valor.
BONDADE DE DEUS
Em Romanos 12 Paulo aponta para no mínimo três fases da bondade de Deus, (2): boa, agradável e perfeita bondade de Deus, por que será que Paulo não iniciou pela perfeita? Essa é a proposta para este periódico.
Boa vontade de Deus
Entendemos que o homem foi destituído da glória de Deus, foi arrancado, tirado, expulso do Jardim do Éden e impedido de se alimentar da arvore da vida, neste ponto vemos o homem passou a praticar a sua vontade e a colher os frutos da mesma. A boa vontade é o primeiro passo a ser dado pelo homem, veja que ele sai de um capitulo (11) onde com muita sapiência relata o relacionamento entre Deus e seu povo que temporariamente foi rejeitado para a ascensão dos gentios, porem o Senhor tem uma aliança, que se cumprirá após a grande tribulação (ROM 11:27), quando Deus ,” tirar os pecados deles”, a bíblia relata que o pecado é que a luz (Jesus) veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz .
A boa vontade, esta no reconhecimento da soberania de Deus onde o homem delega a Ele o direito de manusear a sua vontade, onde a Deus é outorgada o direito consciente, por esta razão o culto racional, de entendimento, com as faculdades mentais todas em pleno exercício de suas atribuições, é algo voluntario, se coerção ; é nessa etapa que Deus começa a fazer todos os downloads com relação a quem Ele é, e o que deseja fazer com você , chamamos a fase do conhecimento mutuo, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8:32 .
O grande problema do homem do século XXI é conhecimento, no passado foi assim, por isso Oseías 4;6 disse: “o Meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento” e para retificar esse fato o próprio Oséias no capitulo 6:3 relata: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” ; este item “conhecimento” perdurará por toda a nossa vida. Essa fase inicial produz o desvendamento dos planos de Deus para a vida de cada ser humano, colocando ao critério de cada um aceitar ou não , igual àqueles contratos da internet onde para você acessar o documento, ou fazer o download você precisa dizer se aceita ou não os termos do contrato que estão inseridos no programa , etc., aqui é a mesma coisa, se você não quiser aceitar não lhe será imputado imediatamente nenhum ônus , mas no futuro você arcara com as responsabilidades de sua decisão aqui. Somente passara para a fase seguinte aceitando os desafios desta fase, os quais lhes asseguro serão muitos.
A VONTADE AGRADAVEL DE DEUS
Na versão inglesa, King James o versículo de Romanos 12:2 diz;
And be not conformed to this world: but be ye transformed by the renewing of your mind, that ye may prove what {is} that good, and acceptable, and perfect, will of God.
A palavra que indica “agradável” acceptabel traduzida isoladamente tem a tradução para aceitável, isso significa que algumas coisas Deus permite acontecer mesmo não sendo sua vontade, porem acreditamos que ainda é reflexo das sementes semeadas ao longo de nossa vida pregressa , em um determinado verso da bíblia “o que o homem semear, colherá” na epistola do apostolo Pedro “(I Pedro 4:19) - Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.” Veja que Pedro faz menção da vontade de Deus, nos versículos anteriores e diz que o julgamento inicia-se pela Casa de Deus, ou seja ninguém ira passar ileso, desta forma entende-se que existem coisas que Deus permite que são causados por nossa própria semeadura ao passo que existem outras que são em decorrências da nossa atividades como cristãos.
Agora estamos no segundo estágio da bondade, o que encontramos aqui? Lembre-se no estagio anterior nós O conhecemos, Ele se revelou para nós, agora nosso estreitamento relacional vai avançar um pouco mais, agora já conhecemos a sua voz (João 10), sabemos de onde Ele vem (João 14), sabemos para onde vamos (João 14:4), entendemos da adoção de filhos (Rom.8:14), enfim temos argumentos para nós mesmo nos definir como seguidores assíduos em estagio moderado de relacionamento, o que vamos fazer neste estagio é começar a andar com Ele, fazer o que Ele fez e agir como Ele agiu , todos os discípulos passaram por este estágio, embora aqui por ser um estagio um pouco mais avançado, muitos retrocederam, e alguns nunca mais acharam o caminho de volta, Judas o Iscariotes é um grande exemplo , aceitou o primeiro estagio, porem no segundo naufragou, Ananias e Safira de igual modo , primeiro ok, segundo naufrágio. Este estagio é perigoso porque saímos do nosso mundo para vivermos no Dele onde, a física com a teoria da relatividade, da gravidade não tem nenhum significado para Deus, veja por exemplo Pedro que andou sobre as águas , para nossos padrões isso é impossível, porem para Deus nada é impossível (LUC 1:37), nessa área especifica da vontade os nosso patrões de coerência não se encaixam , percebe por que é preciso primeiro passar pelo estagio da boa vontade? È lá que acontece o conhecimento, inicio do relacionamento entre Deus e você.
PERFEITA VONTADE DE DEUS
Muito bem, estamos agora num estagio de excelência, onde podemos dizer como o apostolo Paulo: “(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Nesta etapa somos igual ao vento (João 3:8) Espiritualizado, ou seja nossos atos são totalmente guiados e direcionados pelo Espírito Santo, é realmente um estado de excelência total , aqui a qualidade do serviço prestado por nós são de parâmetros inatingíveis pelo homem natural, tudo o que fazemos, tudo o que somos, tudo o que queremos esta depositado nas mãos de Deus, a perfeita vontade aniquila completamente o homem e suas atitudes e as delega voluntariamente á Deus, todo o corpo alma e espírito já não existem no bom sentindo, ou seja não tomamos partido de A ou de B, mas preferimos obedecer a Deus , Jesus é o grande exemplo disto, mesmo os discípulos relutando em aceitar o seu sacrifício, chegando ao ponto de ter que repreender o Diabo em um deles , Ele permaneceu fiel aos planos de se Pai, no Getsemani temos a comprovação disto quando lemos “todavia não se faça a minha vontade mas a Tua” aleluia!!!
É um estado de graça completa, unificação do ser espiritual (Deus e você) em toda a sua plenitude aqui não conseguimos diferenciar o ser natural do ser espiritual, pois os dois se fundiram , tornando-o assim propicio aos planos Divinos.
Existem muitos poucos que alcançaram este estágio, pois ele aponta para os momentos finais neste tabernáculo, Paulo no final de sua jornada disse: “(II Timóteo 4:6) - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.” Ele estava já esperando a sua partida, tanto é que asseverou no verso seguinte “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. Abrão no sacrifício de seu filho Isaque Monte Moriá parece ter alcançado tal estágio pois demonstrou uma fá inabalável no Senhor, revelado nas palavras “iremos e tendo adorado tornaremos” o verbo tornar , esta na primeira pessoa do plural, indicando que sua confiança estava em alta, e que Ele e seu filho Isaque retornariam do monte vivos.
Normalmente este tipo de vontade somente é alcançado no final da vida de cada crente, pois a qualidade de perfeito, diz da impossibilidade de haver qualquer defeito, sujeira, reparo a ser feito, em qualquer material, trabalho e ou visão exposta. O foco de visão de Deus é diferente do nosso, não existem no vocábulo de Deus algumas palavras usualmente empregadas por nós, tais como ; é impossível, não dá , não tenho tempo, é tarde demais, não tenho capacidade, etc.. Enquanto estivermos mantendo estes verbetes vivos em nosso dia-a-dia, estamos longe deste estágio, podemos mudar e dizer como Paulo; “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (fil.4:13)
CONCLUSÃO
Fazer a vontade de outrem já não é uma coisa muito fácil, o que dizer então em fazer a vontade de Deus, difícil² (ao quadrado), sabendo disso Deus preparou algumas ferramentas que estão disponíveis para os fieis, a palavra de Deus é uma delas, imprescindível para quem quer acertar na vontade de Deus em alto escalão, o Espírito Santo é o tradutor da Bíblia, para quem tem dificuldades em entender o que Deus quer de você , peça a Ele (ES) e Ele fará com que você saiba onde esta reservado para você o norteador para a vontade especifica de Deus para sua Vida, você porem deve ter uma participação nisso é a leitura da Bíblia, Salmo 1 fala do êxito em meditar, e por ultimo, mas não menos importante o próprio Jesus serve de mediador, advogado para suas causas, Deus sabe que somos inconstantes e que muitas vezes voltamos como “cães voltam ao vômitos” Eles (Bíblia, ES e Jesus) é tudo o que precisamos para nos dar bem , possuem a essência necessária para um relacionamento elevado com Deus , produzindo frutos para a eternidade.
Pr. Jurandir Macchisini
03/02/2010 – 16h18min
[i] René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650), também conhecido como Renatus Cartesius (forma latinizada), foi filósofo, físico e matemático francês. Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
[ii] Aurélio Agostinho (Aurélius Augustinus) nasceu na cidade de Tagaste, província de Souk Ahras, na época uma província romana no norte de África, na atual Argélia, filho de pai pagão, Patrício e mãe católica, Santa Mônica. Foi educado no norte de África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão. Foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da Igreja Católica.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)
Quem sou eu
- Jmacchisini
- Sumaré, São Paulo, Brazil
- Servo do Deus altíssimo, comprometido com a sua obra, à espera de sua volta gloriosa