Com estudos biblicos, e assuntos diversos para analise dos blogueiros em geral, porem mais direcionados a um público Evangélico
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
UM TRABALHO PARA NÓS!!!!
TEXTO DE REFERENCIA: Mateus 25:15-18
14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
COMENTARIO:
Jesus nesta parábola diz como foram distribuídos os afazeres dentro do Reino de Deus, cada qual dos servos recebera talentos para negociá-los com objetivo de render ao Senhor do Reino o retorno não somente do capital, mas, do juro, sendo importante salientar que a distribuição não foi igualitária devido a “capacidade” de cada um, desta forma nós – os servos não podemos alegar ignorância quanto aos nossos dotes espirituais quando recebemos de Deus algum dom ou trabalho a fazermos , sabemos com certeza de que a capacidade já esta implícita nesta nomeação.
Analisemos:
1° recebeu 5 – logo granjeou mais 5 entregando 10 talentos, isto significa que durante o tempo de nomeação ele aproveitou bem gerando 100% de aproveitamento. O outro recebeu 2 dentro de sua capacidade, o retorno foram 4 com 100% de aproveitamento. Porem o ultimo que recebeu somente 1 enterrou o telando apresentando ao Senhor algumas insustentáveis desculpas a cerca da sua atitude . (Mateus 25:18,24-25)
18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
2º - (a) Homem duro
(b) Ceifas onde não semeastes
(c) Ajuntas onde não espalhastes
Percebe-se que o serviçal tinha conhecimento de quem era seu patrão, porem preferiu deixar o talento guardado dentro de si mesmo, saiba que o seu Senhor havia entregado a ele porque o mesmo tinha conhecimento de que ele possuía capacidade de administrar aquele talento, porem ele “cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu Senhor”
Este é um ato não de precaução, mas de covardia, de omissão mesmo, Deus não nos julga pela falta da capacidade, mas pela falta de coragem ante as dificuldades que porventura o trabalho possa gerar, por essa razão Ele disse “eis que Estou convosco até a consumação dos séculos”, segundo a Bíblia somos chamados e depois escolhidos, passamos pelo chamamos de período de experiência, perguntaríamos a cada ser existente, o que se espera de um individuo que esta em fase de experiência? Que produza é o mais obvio.
Deixar o talento guardado sem uso é próprio daqueles que quando é argüido sobre algum cargo a se ocupado ou se pergunta qual é a sua ocupação ele simplesmente responde “sou apenas membro de banco”.
Talvez o fator que desencadeia essa atitude seja a monetária, o homem hodierno vive em função da renda, percebe-se que quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar e em uma corrida desenfreada pelo sucesso coloca-se os “reino de Deus” (Mat 6:33) em 2° lugar, isso é um perigo muito grande, pois trata-se de semeadura, não se deve viver enganado, o que aqui você conquistar, aqui ficará deve-se aproveitar o que aqui se conquistou , porem com sabedoria remindo o tempo para também semear para o porvir, essa vida é efêmera, passa, faz parte de um vapor que logo se esvai, a do porvir contudo é eterna, durará uma eternidade, quanto tempo é uma eternidade? Pois é já vi que você vê quanto tempo dura uma eternidade, não preciso nem colocar a resposta neste papel.
Veja que também neste item existe umas escala, os melhores sempre recebem mais afazeres, isso não significa necessariamente que sejam mais inteligentes, mas, que procuram sempre ser solícitos e não somente isso, essas pessoas sempre estão com aquele conceito “nada é tão bom que não possa ser melhorado” desta forma estão sempre lendo , pesquisando, se aprofundando na sua devida área, quem canta, não deixa para escolher o hino somente no momento da oportunidade, e também não escolhe em que lugar ou para que pessoas ira cantar, pois o seu intuito é louvar a Deus, desta forma também procura melhorar a sua entonação ensaiando sempre, quem prega sempre terá um assunto disponível para dialogar com alguém ou em uma igreja, sempre digo quando sou pego de surpresa: “temos sempre que carregar conosco um pequeno porem saboroso marmitex bem quentinho e apetitoso”, desta forma Deus sempre terá algo para nos apresentar na sua obra. Desta forma acontece com todos os outros cargos disponíveis dentro da igreja de Deus.
Quando se olha para a igreja vê-se com clareza este tipo de crente, geralmente é aquele que não possui muito encargos, porem vive sempre a reclamar , porem não podemos contudo generalizar, pois existem aqueles que noutro tempo foram muito atarefados, mas que por motivos de força maior hoje não podem exercer cargos eclesiásticos dentro da igreja contudo porem sempre estão prontos a apoiar as ações de seus companheiros.
3° O RESULTADO DA OMISSÃO (MATEUS 25: 26-30
26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
A lei da semeadura é uma realidade tantos em nossos dias em Gálatas 06:7, Deus não permite que zombe Dele, precisamos ter muito cuidado embora as coisas pareçam a “La Von te”, haverá um dia que Ele julgara a todos indistintamente.
Os serviçais dos 5 e 2 talentos foram beneficiados e galardoados e entraram para as bodas provaram que a fidelidade trás muitos benefícios para quem a usa com diligencia. Todavia porem o incauto serviçal que escondeu, tentou-se desculpar com seu Senhor que repetiu exatamente a sua fala, dizendo e reafirmando quanto ao seu conhecimento da postura severa do seu Senhor, sofrendo a seguir algumas punições;
1 – Deveria ter dado aos banqueiros para receber o principal com juros:
a) Banqueiros será que esse termo não teria a ver com aqueles que muitas vezes vêem em nossas igrejas e vendem o seu talento de pregar, cantar, etc.. na realização das nossas festas? Será que não temos cantores, pregadores, ministradores, oradores, abençoadores, etc.? Falando em banqueiros você logo identifica os tais, pois os banqueiros somente querem ganhar, caso um negocio não venha a ser lucrativo então eles não investem. Muitos destes cantores e pregadores são assim, antes de vir a sua igreja querem acertar a quantia que irão receber, com adiantamento e tudo. E você que Deus deu o talento para pregar, para cantar, para abençoar, etc., e esta com a ferramenta enferrujada delegando esse trabalho a pessoas mercenárias que sorvem a gordura das ovelhas, não falo somente destes, mas também dos departamentos internos da Igreja que precisam de pessoas de bem para trabalhar, liderar, gerir e muitos de nos ficamos em nossas vidinhas sofisticadas, assistindo de camarotes as coisas passarem, esperando somente as bênçãos caírem em nosso regaço, cuidado podemos perder o trem e ficarmos aqui!
b) Já os juros são as almas que são ganhas nesses “shows” gospel, o resultado do investimento realizado. Algo que era para os servos do senhor ganhar.
CONCLUÃO
Devemos ter plena consciência de quem somos e para que fomos chamados, Deus em sua infinita bondade não faz acepção de pessoas, mas fará a diferença entre aquele que trabalha e o que não trabalha, vendo deste lado é que presenciamos Paulo sabiamente dizendo em 2º Cor 5:10
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”
Já retrocedendo um livro em 1º Cor 3:12-15 fala dos materiais para sucesso da nossa empreitada, desta forma tudo esta intrinsecamente ligado ao nosso futuro , fique atento pois embora achemos que esta demorando (2º Pedro 3:4) , porem ele nos alerta que quer justamente o nossa percepção ativa (2º Pedro 3:9)
Deus vos abençoe em Cristo Jesus
Jurandir Macchisini
EBD - 1º TRIMESTRE - GIDEÃO
E B D – 1ª CONHECENDO O LIVRO DE JUIZES
PLANO DE AULA
INTRODUÇÃO:
Para entendermos o livro e Juízes precisamos fazer uma retrospectiva desde à saída do povo de Israel do Egito até a morte do Líder Josué:
1° – Em Números 13 1 – 33 do deserto de Parã , Deus ordenou a Moises enviar 12 espias 1 de cada tribo para espiar Canaã.
2° - Dos 12 somente 2 (Josué e Kalebe) trouxeram esperança para o povo , os outros 10 somente semearam incredulidade (26-33) dizendo que realmente havia uma terra boa, mas, (conjunção adversativa) porem também La havia gente grande homens de guerra, desanimando assim o povo que resolveu à revelia levantar um outro comandante que os levasse e volta ao Egito.( Num. 14:4)
3° A resposta de Deus e a recompensa da fé de Josué e Kalebe: Moises e Arão embora desanimados permaneceram nos seus lugares. Josué e Kalebe (6-10) desfizeram o mal entendido feito pelos demais, porem o povo quiseram apedrejá-los, somente com a intervenção do Senhor Deus, fazendo descer a sua glória sobre a Tenda os fezeles recuarem (10); Deus os queria matar naquela hora mesmo, porem com a intervenção de Moises, aplacou-se a sua ira, no entanto sentenciou os 10 à morte instantânea por pestilência (37) e aos demais de 20 anos para cima (29) à morte durante à sua peregrinação que duraria 40 anos , a base para esse calculo estava nos dias que passaram espiando a terra 40 dias, cada dia teria a duração de 1 ano (34).
4° O povo quis reconsiderar, porem Deus não faz barganha (14:39-45) os Amalequitas e os cananeus desceram e feriram aos israelitas .
O povo de Israel não precisava dar aquela volta toda para chegar à Canaã, era
somente seguir pelo caminho dos Filisteus, mas os povo não estava preparado, sem táticas de guerras e o vasto território a ser conquistado deveria exigir o treinamento do povo.
Agora por que Deus disse a Moises e Josué que deveriam expulsar os moradores e Canaã? La existiam 7 tribos que habitavam na região: Amorreus, Cananeus, Heteus, Heveus, Girgaseus, Jebuseus e os Ferezeus , todos descentendes de Noé , Sem, Cão e Jafé; mais precisamente filhos de Canaã –
Outro motivo é que
(Josué 9:1) - E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,
(Josué 9:2) - Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
COMPREENDENDO O PERIODO DE JUIZES (1)
Entramos em juízes, as conquistas continuam, porem os povos que deveriam ser destruídos foram sendo deixados como vemos
No inicio do capitulo 2 Deus através de seu anjo diz aos hebreus sobre a sua desobediência :
(Juízes 2:1) - E SUBIU o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.
(Juízes 2:2) - E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
Essa desobediência acabou desencadeando uma “desistência” de Deus em expulsar os moradores das terras:
(Juízes 2:3) - Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
O livro de Juízes abrange o período de Josué ao 1° rei chamado Saul - em 1º Samuel , porem até os dias de Josué o povo de Israel serviu ao Senhor (Jz 2:7) . quando da morte do líder toda àquela geração que saiu do Egito encerrou-se , nascendo uma outra geração que não conhecia ao Senhor (JZ 2:10), esta não havia participado dos milagres realizados no deserto , não conviveram com Moises, Arão, Mirian, entre outros , portanto sem nenhuma experiência com Deus , levando-os a erra na obediência ao Senhor (jz.2:11), passarão então a serem unicamente liderados por seus chefes de famílias, e faziam como queriam (jz 17:6 ; 18:1).
Quando o povo não obedeceu deixando ficar os povos (cananeus, heveus, heteus, amorreus, jebuseus e os perizeus) Deus tinha um plano , que era de treina-los para as guerras que viriam , pois eram povo agricultor, sem destros para guerra, mas, (conjunção adversativa) o povo também resolveu se aliar a esses povos , tomando suas filhas em casamento e oferecendo suas filhas em casamento, levando ou trazendo ídolos para dentro da nação de Israel (Jz.3:5-7) , desencadeando assim a ira do Senhor Deus , que os “vendeu” ao Rei Cusã-Risataim (Cusã – Escuridão // Risataim – Perversidade Dupla) , Rei da Mesopotamia/Siria (10), onde serviram por 08 anos , quando então clamaram os filhos e Israel e o Senhor ouviu seu choro enviando o Primeiro Juiz , Otniel (Jz 3:9) , irmão mais novo de Calebe , o Espírito do Senhor veio sobre ele (Otniel) livrando o povo , deixando a terra sossegada por 40 anos.
No verso 12 do capitulo 3 , Israel novamente fez o que era mal aos olhos do Senhor , desta forma fortaleceu o Senhor a Eglon, rei dos moabitas ( moabe- filho resultado de incesto da filha primogênita de Ló, sobrinho de Abraão (Gn. 19:30-38) e a este somaram-se os povos dos amonitas (Ben-Ami) - Amonita - filho-neto de Ló e também ao amalequitas ( a este povo Deus deu uma ordem a Saul em 1° Sam 15:3 dizendo:
"Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos." 1Sm 15:3
Por que será que Deus não gostava dos Amalequitas, quem eram este povo , o que fizeram para Deus não querer ver a sua semente na terra? Amaleque , era filho de Elifaz e Timna, neto de Isau ( Gn 36:12 ; 1ª Cr.1:36) , chefe da tribo de idoméia (Gn 36:16), sua mãe Horita . Os amalequitas se mostraram sempre opressores do povo de Israel , eram percadores e não temiam a Deus (Dt 25:17; Jz 10:12; 1 Sm 15:18), logo na saia do Egito (Ex.17:8), em Refindim, Amaleque pelejou contra Israel , naquela peleja que Moisés, Arão e Ur estavam no monte , com as mãos levantantadas , davam a vitória a Israel , quando porem as mãos eram baixadas amaleque prevalecia, desta forma , Arão e Ur , ajudavam na vitória mantendo as mãos de Moises levantadas.
(Êxodo 17:8) - Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
(Êxodo 17:9) - Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
(Êxodo 17:10) - E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
(Êxodo 17:11) - E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
(Êxodo 17:12) - Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
(Êxodo 17:13) - E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
Desta forma amaleque sempre foram astutos inimigos do povo de Israel (Jz 3:13 ; 6:3) , alguns teólogos pré-figuram a pessoa de Amaleque como a figura do diabo que por onde passa , destrói tudo (Dt 25:17; 1 Sm 30:1 e 2), bramando como Leão (1° Ped 5:8) .
Mas Deus já havia desenhado o destino deste povo destinando-os a serem destruídos conforme descreve Ex. 17:14-16
(Êxodo 17:14) - Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
(Êxodo 17:15) - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.
(Êxodo 17:16) - E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
Desta vez o povo serviu ao rei Eglom, moabita , 18 anos então Deus levantou o 2° Juiz Eude, filho de Gera homem canhoto , homem astuto que após entregar o presente ao rei Eglom ,um homem muito gordo , disse ter uma palavra em secreto para falar com o rei , que já acostumado com a presença de Eúde, despediu seus guarda-costas, permitindo a aproximação de Eúde; (Juízes 3:19) - Porém ele mesmo voltou das imagens de escultura que estavam ao pé de Gilgal, e disse: Tenho uma palavra secreta para ti, ó rei. O qual disse: Cala-te. E todos os que lhe assistiam saíram de diante dele. Eúde havia feito uma espada de 02 fio (costa dos dois lados) e escondido por entre as roupas, próximo a coxa direita (Jz 3:16) , e com esta espada matou o Rei Eglon , deixando a terra descansar por volta de 80 anos .
Depois de Eúde veio Sangar, o 3° Juiz ( Jz 3:31) matando 600 homens filisteus com aguilhada de bois (Vara comprida, com ferrão na ponta, usada para conduzir e instigar os bois (picana, pereiro, guiada, na linguagem regional do Brasil).
S.f.pl. Vértebras não descarnadas do animal.- Dicionário online de português) www.dicio.com.br
Depois vemos novamente o povo se rebelando, no capitulo 4 :
(Juízes 4:1) - PORÉM os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde.
(Juízes 4:2) - E vendeu-os o SENHOR na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.
(Juízes 4:3) - Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
(Juízes 4:4) - E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Aqui surgem Débora e Baraque, Jael (Jz 4:1-21) , este conjunto terminou com a temporariamente com a opressão de Jabim rei de Canaã, e Sisera seu general.
No capitulo 6 encontramos a opressão dos midianitas , e aqui também Deus levanta o 5° Juiz , Gideao do qual iremos estudar neste trimestre...
Quem sou eu
- Jmacchisini
- Sumaré, São Paulo, Brazil
- Servo do Deus altíssimo, comprometido com a sua obra, à espera de sua volta gloriosa
