A PARABOLA DOS TALENTOS
TEXTO DE REFERENCIA: Mateus 25:15-18
14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
COMENTARIO:
Jesus nesta parábola diz como foram distribuídos os afazeres dentro do Reino de Deus, cada qual dos servos recebera talentos para negociá-los com objetivo de render ao Senhor do Reino o retorno não somente do capital, mas, do juro, sendo importante salientar que a distribuição não foi igualitária devido a “capacidade” de cada um, desta forma nós – os servos não podemos alegar ignorância quanto aos nossos dotes espirituais quando recebemos de Deus algum dom ou trabalho a fazermos , sabemos com certeza de que a capacidade já esta implícita nesta nomeação.
Analisemos:
1° recebeu 5 – logo granjeou mais 5 entregando 10 talentos, isto significa que durante o tempo de nomeação ele aproveitou bem gerando 100% de aproveitamento. O outro recebeu 2 dentro de sua capacidade, o retorno foram 4 com 100% de aproveitamento. Porem o ultimo que recebeu somente 1 enterrou o telando apresentando ao Senhor algumas insustentáveis desculpas a cerca da sua atitude . (Mateus 25:18,24-25)
18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
2º - (a) Homem duro
(b) Ceifas onde não semeastes
(c) Ajuntas onde não espalhastes
Percebe-se que o serviçal tinha conhecimento de quem era seu patrão, porem preferiu deixar o talento guardado dentro de si mesmo, saiba que o seu Senhor havia entregado a ele porque o mesmo tinha conhecimento de que ele possuía capacidade de administrar aquele talento, porem ele “cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu Senhor”
Este é um ato não de precaução, mas de covardia, de omissão mesmo, Deus não nos julga pela falta da capacidade, mas pela falta de coragem ante as dificuldades que porventura o trabalho possa gerar, por essa razão Ele disse “eis que Estou convosco até a consumação dos séculos”, segundo a Bíblia somos chamados e depois escolhidos, passamos pelo chamamos de período de experiência, perguntaríamos a cada ser existente, o que se espera de um individuo que esta em fase de experiência? Que produza é o mais obvio.
Deixar o talento guardado sem uso é próprio daqueles que quando é argüido sobre algum cargo a se ocupado ou se pergunta qual é a sua ocupação ele simplesmente responde “sou apenas membro de banco”.
Talvez o fator que desencadeia essa atitude seja a monetária, o homem hodierno vive em função da renda, percebe-se que quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar e em uma corrida desenfreada pelo sucesso coloca-se os “reino de Deus” (Mat 6:33) em 2° lugar, isso é um perigo muito grande, pois trata-se de semeadura, não se deve viver enganado, o que aqui você conquistar, aqui ficará deve-se aproveitar o que aqui se conquistou , porem com sabedoria remindo o tempo para também semear para o porvir, essa vida é efêmera, passa, faz parte de um vapor que logo se esvai, a do porvir contudo é eterna, durará uma eternidade, quanto tempo é uma eternidade? Pois é já vi que você vê quanto tempo dura uma eternidade, não preciso nem colocar a resposta neste papel.
Veja que também neste item existe umas escala, os melhores sempre recebem mais afazeres, isso não significa necessariamente que sejam mais inteligentes, mas, que procuram sempre ser solícitos e não somente isso, essas pessoas sempre estão com aquele conceito “nada é tão bom que não possa ser melhorado” desta forma estão sempre lendo , pesquisando, se aprofundando na sua devida área, quem canta, não deixa para escolher o hino somente no momento da oportunidade, e também não escolhe em que lugar ou para que pessoas ira cantar, pois o seu intuito é louvar a Deus, desta forma também procura melhorar a sua entonação ensaiando sempre, quem prega sempre terá um assunto disponível para dialogar com alguém ou em uma igreja, sempre digo quando sou pego de surpresa: “temos sempre que carregar conosco um pequeno porem saboroso marmitex bem quentinho e apetitoso”, desta forma Deus sempre terá algo para nos apresentar na sua obra. Desta forma acontece com todos os outros cargos disponíveis dentro da igreja de Deus.
Quando se olha para a igreja vê-se com clareza este tipo de crente, geralmente é aquele que não possui muito encargos, porem vive sempre a reclamar , porem não podemos contudo generalizar, pois existem aqueles que noutro tempo foram muito atarefados, mas que por motivos de força maior hoje não podem exercer cargos eclesiásticos dentro da igreja contudo porem sempre estão prontos a apoiar as ações de seus companheiros.
3° O RESULTADO DA OMISSÃO (MATEUS 25: 26-30
26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 - Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 - Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
A lei da semeadura é uma realidade tantos em nossos dias em Gálatas 06:7, Deus não permite que zombe Dele, precisamos ter muito cuidado embora as coisas pareçam a “La Von te”, haverá um dia que Ele julgara a todos indistintamente.
Os serviçais dos 5 e 2 talentos foram beneficiados e galardoados e entraram para as bodas provaram que a fidelidade trás muitos benefícios para quem a usa com diligencia. Todavia porem o incauto serviçal que escondeu, tentou-se desculpar com seu Senhor que repetiu exatamente a sua fala, dizendo e reafirmando quanto ao seu conhecimento da postura severa do seu Senhor, sofrendo a seguir algumas punições;
1 – Deveria ter dado aos banqueiros para receber o principal com juros:
a) Banqueiros será que esse termo não teria a ver com aqueles que muitas vezes vêem em nossas igrejas e vendem o seu talento de pregar, cantar, etc.. na realização das nossas festas? Será que não temos cantores, pregadores, ministradores, oradores, abençoadores, etc.? Falando em banqueiros você logo identifica os tais, pois os banqueiros somente querem ganhar, caso um negocio não venha a ser lucrativo então eles não investem. Muitos destes cantores e pregadores são assim, antes de vir a sua igreja querem acertar a quantia que irão receber, com adiantamento e tudo. E você que Deus deu o talento para pregar, para cantar, para abençoar, etc., e esta com a ferramenta enferrujada delegando esse trabalho a pessoas mercenárias que sorvem a gordura das ovelhas, não falo somente destes, mas também dos departamentos internos da Igreja que precisam de pessoas de bem para trabalhar, liderar, gerir e muitos de nos ficamos em nossas vidinhas sofisticadas, assistindo de camarotes as coisas passarem, esperando somente as bênçãos caírem em nosso regaço, cuidado podemos perder o trem e ficarmos aqui!
b) Já os juros são as almas que são ganhas nesses “shows” gospel, o resultado do investimento realizado. Algo que era para os servos do senhor ganhar.
CONCLUÃO
Devemos ter plena consciência de quem somos e para que fomos chamados, Deus em sua infinita bondade não faz acepção de pessoas, mas fará a diferença entre aquele que trabalha e o que não trabalha, vendo deste lado é que presenciamos Paulo sabiamente dizendo em 2º Cor 5:10
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”
Já retrocedendo um livro em 1º Cor 3:12-15 fala dos materiais para sucesso da nossa empreitada, desta forma tudo esta intrinsecamente ligado ao nosso futuro , fique atento pois embora achemos que esta demorando (2º Pedro 3:4) , porem ele nos alerta que quer justamente o nossa percepção ativa (2º Pedro 3:9)
Deus vos abençoe em Cristo Jesus
Jurandir Macchisini

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos os comentários, que nos ajudarão a melhorarmos cada dia mais , Deus vos abençoe em Cristo Jesus