quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AMOR

AMOR – 1º COR 13:1-13

 

INTRODUÇÃO

 

                          Falar de amor é uma coisa fácil, o difícil é vivê-lo, Jesus certa vez em João cap.10 disse que o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas, em outro lugar diz: “ninguém tem maior amor do que este em dar a sua vida pelos seus amigos”, o amor é algo abstrato que somente aparece quando se materializa através das atitudes. Paulo em sua poesia sobre o amor em 1ª Co 13 fala da importância deste sentimento na vida de cada ser humano, vamos tentar contextualizar o amor tornando-o palpável.

DEFININDO O AMOR

                            Amor é um sentimento defini-lo é um tanto complicado,  como você definiria o ar? Não se consegue pegar, apalpar, transportar, etc. Fala-se de amor em rodas, poesias, cartas, sonetos, musicas todos querendo demonstrar que amamos alguém, existe o amor platônico, filosófico, amor de ideais, impossível de se realizar, amor físico, amor de Deus, etc. Desta forma quando falamos de amor temos muitas vertentes conduzindo a caminhos diversos, porem vamos nos ater ao fato ou a um amor em especifico, “o Amor de Deus”:

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

                            Amor na definição bíblica é um amor doador, que abdica, altruísta, pois o amor de Deus é assim, veja na expressão acima, “Deus amou o mundo de tal maneira” amar o mundo não é o globo terrestre, mas o conteúdo, amor altruísta, pois fez algo sem esperar que alguém propusesse o pagamento ou a recompensa, a fez livre de contrato ou obrigação. O amor produz a renuncia dos sentimentos, abdicação de suas vontades e desejos em prol de outrem, “não vim para ser servido, mas, para servir” disse Jesus, e é nesse contexto que Paulo inicia 1ª Co 13 colocando o amor acima de qualquer dom mencionado no capitulo anterior a excelência do amor é de tal forma valorizada que no decorrer dos versos ele compara a ação de amar com: “falar todas as línguas dos anjos e dos homens, dom de profecia, conhecimento de todos os mistérios, ciências, se tivéssemos toda a fé, se doássemos  a minha fortuna aos pobres e se morrêssemos queimado, e não tivéssemos amor, nada disso nos adiantaria – 13:1-3”  a relevância do amor é equiparada com o ar, tamanho seria o estrago á sua ausência.

CARATCERISTICAS DO AMOR

1.1           SOFREDOR: o que Paulo gostaria de dizer sobre isso, sofredor, não no sentido de sofrer, mas de suportar, existe um versículo nas escrituras que Paulo diz que nos últimos dias existiriam homens que não sofreriam a Sã doutrina, ou seja, suportar, obedecer, observar a palavra de Deus (2º TIM 4:3), ouvir é um atributo do amor. O cristão que esta imbuído do amor de Deus em sua vida, não contesta, obedece, não reclama, aceita e passa a viver como foi lhe ordenado por Deus

1.2           BENIGNO: (Lucas 6:35) -  Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Benignidade é um atributo direcionado à seus inimigos, pois ele é um adicional do amor , mais situado no amor Ágape, amor de Deus , benignidade é acima de bondade , um degrau a mais , podemos ser bons com quem é bom conosco , mas para fazermos o bem a quem nos agride temos que ter benignidade, que também é um dos frutos do Espírito.

1.3           INVEJA:  é um sentimento de incapacidade de conquista, observe bem quem é invejoso seguramente não possui ou pensa, não possuir capacidade para obter o que o seu semelhante tem, é exatamente o que o diabo pensa de nós, mas no seu caso ele não tem mesmo a capacidade de ser bom, verdadeiro e sincero, desta forma nos inveja e o resultado da inveja é justamente querer destruir, obstruir o caminho é quem (o diabo) faz brotar esse sentimento valendo-se dos ,mais astutos planos de destruição, a inveja é uma das obras da carne e quem possui ela “não herdarão o reino de Deus” (Tiago 5:21). O invejoso atrai para si mesmo as coisas que deseja no coração com relação ao seu semelhante e embora aparente uma prosperidade seu fim é destruição.

1.4           LEVIANDADE: Considerado o pai da historia moderna Francesco Guicciardini, afirma que o homem leviano é aquele que somente pensa em si mesmo. Não reflete as conseqüências, penderá para o lado que mais lhe oferecer vantagens, mesmo que isso significa burlar algumas regras de sobrevivência

“Não creio que haja coisa pior no mundo do que a leviandade, pois os homens levianos são instrumentos prontos a tomar qualquer partido, por mais infame, perigoso e pernicioso que seja; sendo assim, é melhor fugir deles como se foge do fogo.”

 

                                                                                    Francesco Guicciardini.

 

1.5           SOBERBA: No mundo cristão, a nossa missão é nos tornarmos um corpo em     Cristo, (Efésio 4:15-16) perceba que lá Paulo diz que devemos seguir em amor , um sentimento que une independente de qualquer obstáculo criado, falar em formar um corpo aborda-se o trabalho em equipe   o que se torna incoerente na mente de um soberbo, pois o ápice da soberba é o isolamento, geralmente ele não consegue trabalhar em equipe pois acha que ninguém esta à sua altura, não aceita ajuda por causa de sua arrogância, deseja sempre ser reconhecido e quando não ocorre a tendência é atrapalhar o trabalho dos outros, criando dificuldades.

1.6           INDECÊNCIA: Atitude de causar vergonha aos outros, ou posturas que poderia ocasionar pecados, através de flerte, roupas escandalosas, um tipo de tropeço, Jesus disse que: “ai daquele que fizer um dos pequeninos Dele tropeçar”, caracteriza-se falta de amor.

1.7           BUSCAR INTERESSE: Um ato altruísta, caracterizado por obras sem fins lucrativos, sem esperar retorno, reconhecimento, etc. De igual modo  o amor nos leva a pensar primeiro no meu irmão  procurando resolver os problemas dele e depois os meus, vivemos em um mundo individualista onde a regra ganha-ganha esta em alta , importando que os meu interesses sejam preservados, vemos isso no mercado financeiro de especulação, na política, nos grandes conglomerados e até mesmo nas igrejas , interesses, interesses ...

1.8           IRRITAR-SE: A bíblia diz: “Irai-vos, e não pequeis (Efésios 4:26) em outro lugar diz: “não vos vingueis a vós mesmos, mas, dai lugar a ira, minha é a vingança, diz o SenhorRom.12:19 a questão da ira é que ela geralmente produz a vingança, sendo alimentada por reflexões contraria acaba gerando controvérsias culminando na separação de amigos  e no termino do amor, quando demoramos muito a fechar a porta desse sentimento ele poderá nos pegar desprevenido e terminar com as chances de reconciliação , pois a ira tira algo muito importante como ferramenta de direção, a visão.

1.9           SUSPEITAR MAL: Desconfiança, outro fator que impossibilita o trabalho em equipe, todas as coisas do corpo dependem de cooperação, cada membro precisará aprender a delegar funções aos seus liderados, todos temos membros acima e abaixo de nós, desta forma devemos ter confiança em aceitar e também e delegar funções, caso isso não ocorra estaremos incorrendo em falha e conseqüentemente interrompendo a obra, tendo o amor como base se for traídos, seremos assistidos pelo Senhor Advogado Jesus Cristo que nos isentara de qualquer culpa, gerando colheita aos envolvidos.

1.10       NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA: Justiça é dar a cada individuo o que lhe pertence, quando vemos ser alguém injustiçado e não nos opomos agimos com falta de amor, permitir a injustiça que leva a destruição da família, da fé, do ministério, etc. sem se posicionar é uma declaração de injustiça, Jesus certa vez disse “quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”. Não podemos nos manter a margem das coisas, temos uma responsabilidade, Deus com certeza saberá cobrar isso de nós, na versão em inglês vemos: Love does not delight evil but rejoice with the truth” a fase “does not deligth evil” significa que o amor não se deleita com o mal, ou seja, não fica feliz quando alguém sofre uma catástrofe.

1.11       FOLGA COM A VERDADE: A verdade esta ligada intrinsecamente a palavra de Deus, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) é muito bom ter uma vida pautada pela verdade, vive-se livre, solto e leve, não é um fardo muito bom de levar, pois com certeza ganharemos muitos opositores, defender a verdade é se opor à ganância humana em confrontação com a mentira .

1.12       TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA E TUDO SUPORTA: Parece que Paulo, aqui esta fazendo um fechamento da coisas mais importante com relação ao amor, suportar crendo , sempre esperando é um dos atributos do amor , na esfera emocional existe aquela paixão  do “ príncipe encantado” que a moça espera, o seu amado até que ele venha, esta é a proposta de Deus para nós; suportar a Sã doutrina, crendo piamente , esperando-o até que Ele venha, no verso 8 o apostolo Paulo diz que o amor nunca falha, veja o poder do amor, no uso dos dons , no seu ministério, no tratos com seus irmãos , amigos e inimigos , (Romanos 12:20) -  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Veja a orientação que Jesus nos deixou através do apostolo Paulo alguns versículos anteriores, nos chama a atenção à benção nos mostrando que devemos romper as barreiras abençoando aos que nos maldizem, nosso trabalho e tarefa mais árdua é cumprir esse mandamento de Jesus, somente Ele tem poder de nos equipar para cumprirmos esse detalhe tão importante.

ONDE DEVEMOS BUSCAR ESSE AMOR

 

              Se você precisar de água, onde você deve buscar? Existem muitas fontes rotas, porem sabe-se que água vem da fonte, cacimba, poço, etc. agora o importante é saber em que fonte se está tirando nossa água. Existem muitos tipos de amor, amor por interesse, amor sexual, amor temporão, a maioria desses amores fenecem cedo, ocasionando uma ruptura definitiva nos envolvidos. Dalila da história Bíblica dizia amar Sansão, porem seu amor era interesseiro, objetivava tirar sua força, fora comprada pelos Filisteus para trair o amor de Sansão, existem pessoas que hoje vendem seu amor no mercado financeiro das emoções, encontram neste mercado: beleza, dinheiro, posição, bens, etc., mas, perde em felicidade, companhia, sonhos, planos e realizações concretas, vivem na abstratividade da vida, tudo é apenas por um momento: o casamento, a amizade, a parceria, etc.

O AMOR ESTA DENTRO DE CADA PESSOA:

 

              Deus nos dotou da capacidade de amar, é somente olhar para as catástrofes, logo se  ajuntam para enviar ajuda humanitária, alimentos, roupas, etc. é um sentimento que esta dentro de cada pessoa, o problema que esse sentimento muitas vezes se perde no vácuo das responsabilidade profissionais, ficando somente no coletivo deixando de ser individual, Deus quer que façamos individualmente como membros do corpo de Cristo, “Amai-vos uns aos outros assim como vos amei”, “(Romanos 12:10) -  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” a tendência de tornar o coletivo em algo individual e constante, formando um circulo de alimentação desse amor, é assim que o corpo faz , dizem que, quando um membro sobre todos sofrem, isso é amor, no exemplo anterior podemos até mesmo mandar viveres, chorar , mas ao cair da noite, vamos cada um para as nossas camas e dormimos o nosso sono tranqüilo enquanto aqueles que sofreram a catástrofe estão inconsoláveis e acabam passando a pior parte da prova sozinhos.o amor esta dentro de nós devemos no entanto  alimentá-lo para fazê-lo crescer.

O AMOR PROVEM DE DEUS

             

              Deus é amor é uma das frases mais falada em todo o mundo sendo isso a mais pura verdade, Deus é a fonte de todo amor, foi Ele               que primeiramente nos amou, onde diz: Porque Deus amou (passado) o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que NELE crer não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16 . Desta forma ninguém melhor para nos doar amor que o nosso próprio Deus, em sua palavra diz através do apostolo Paulo: (Romanos 5:5) -  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.  “amor de Deus” o agente distribuidor desse amor é o mesmo Espírito Santo que Paulo aborda em 1º Cor 12, derramado de maneira abundante para ser usado de forma freqüente pelos cristãos em toda obra a ser realizada pelo seu povo, a capacidade de amar vem de Deus, não precisamos ficar aflitos porque  não conseguimos amar a este ou aquele, peçamos a Deus  que irá moldar nosso interior como quer deixando-nos prontos para amar a todos indistintamente.

PERMANÊNCIA NO AMOR

 

              O fator preponderante não é ter o amor, mas mantê-lo em nossos corações, a Bíblia diz: “por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará” (MT 24:12), com fazer para se manter no amor de Deus? A própria bíblia da à resposta: (João 15:10) -  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Guardar os mandamentos, obedecendo-os em Salmo 1º afirma a PED que o meditador possui a capacidade de prosperar em todos os seus caminhos, pois “Tudo quanto fizer prosperará”, alguns fatores de sucesso estão na terra, mas na maioria das vezes o fator reside na semente que escolhemos ,o conceito da semeadura é algo muito sério e funciona, semeando vento colhe-se tempestade, de Deus não se zomba o que o homem semear isso colherá. A permanência do cristão no amor de Cristo depende da permanência nos mandamentos, guardando-os. Explico porque é importante guardar os mandamento, certo lugar (João 14:23)  Jesus disse: “Se alguém me ama guardará minha  palavra , Meu Pai o amará, viveremos para ele e faremos nele morada” isto significa que se guardarmos a PED[i] seremos a morada de Deus conseqüentemente teremos a fonte do amor em nos mesmos, desta forma nunca teremos falta de amor em nossas vidas, sempre será abundante.

 

CONCLUSÃO

 

              Não temos a intenção de esgotar o assunto mesmo porque é imenso, poderíamos ficar falando dias e dias, cremos porem que o pouquíssimos que nos abordamos da base para sabermos que Deus como diz Paulo (I Coríntios 12:31) - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Esse caminho é com certeza o caminho do amor, usar as ferramentas (dons, ministérios) que Deus nos outorgou permeado através do amor é garantir uma safra de muito sucesso, sendo o amor algo intangível, porém tão poderoso que a falta dele estraga qualquer receita por mais qualificada que seja, Deus nos permita fazer todas as coisas com amor e esperar os resultados, com certeza serão satisfatórios.

 

Pr.Jurandir Macchisini

 


[i] PED – Palavra Escrita de Deus

VENCENDO OS CONFLITOS

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Srta Hellen, uma graça de menina


Srta Hellen a primogênita, somos gratos a cada dia desde 13/02/1991, hoje estamos a poucos dias de mais uma feliz data em seu calendários, porem saiba que SOMOS muito felizes por sua vida, seja muito feliz, são os desejos de seus old fathers!
Jurandir e Katia Macchisini


Jeff Olhando o horizonte "pensando no Futuro"

Jefferson Macchisini, um nome pequeno para um grande jovem, somos seus parceiros, sabemos dos obstáculos que a vida nos proporciona, porem devemos nos firmar em nossos objetivos pois Deus nos ajudará em todos , vá em frente louve e trabalhe para Jesus, Ele cuidará de você, nos amamos o seu jeito de pensar nas coisas de Deus ....

Jurandir e Katia Macchisini

Pr.Jurandir e seu caçula ( Coop. Luiz Philipi)

Luiz Philipi Macchisini, o calçula os mais parecido com o Pai, até mesmo nas ranzinzices, complicado igual ao Pai , fazer o quê,  tem aptidão para pregar a palavra, chegou a ser obreiro antes do tempo de seu pai, tem muito a ser trabalhado, pedrinha bruta , mas preciosa, somos gratos por sua vida filhão, Deus com certeza quando começõu a boa obra tem o projeto inteiro, não tenha pressa, apenas espere entregando continuamente sua vida nas mãos Dele, Ele tudo fara... Deus te abençoe..
Jurandir e Katia Macchisini

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EBD - 1º TRI - GIDEÃO

CRENTE NOMINAL

LIÇÃO Nº 3 – 17/01/2010 – CUIDADO COM A OPRESSÃO DO INIMIGO


Muito bem nesta lição vamos abordar um dos temas mais profundos de nossa era, “o crescimento dos crentes nominais dentro da igreja” o que vem a ser isso? São aquelas pessoas que está inserido no grupo porem não fazem parte do contexto, estão aquém dos propósitos, vive um evangelho individualista, com visão independente e não altruísta com tendência ao isolamento completo, desta forma vamos observar quais os perigos desta classe de crentes no século atual
NÃO POSSUI NOVO NASCIMENTO
O principio de toda a vida cristã esta na pauta do novo nascimento, Jesus com muita coerência asseverou que os candidatos aos Céus seriam obrigados, no caso de aceitar o chamado, de nascer novamente, sob pena de não poder ver (João 3:3) , e conseqüentemente não poder entrar (João 3:5), Nicodemos Ficou aturdido com a proposta do Mestre Jesus com relação aos novo nascimento, não entendendo como ele sendo já de uma idade avançada poderia realizar tal façanha. Imagine se caso essa proposta fosse feita a você hoje em pleno século XXI, também ficaríamos com sérias dúvidas a respeito, mas, com a revelação dada pelo Espírito Santo o segredo vedado a Nicodemos hoje nos seria muito mais accessível, entendemos que uma das priori para o novo nascimento é o desprendimento do velho homem, pois Paulo tendo esta revelação declarou “Se Alguém está em Cristo, nova Criatura é, as coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5:17) , desta forma pode-se entender que o primeiro passo é exatamente romper com o passado totalmente, corta as ligações que possam existir. Quando não permitimos que ocorresse essa transformação, impedimos o novo nascimento, ocorrendo o aborto do feto.
NÃO CRESCE
Veja uma criança quando nasce ela precisa de material genético do seu genitor , desta forma Pedro em sua 1ª carta capitulo 2 verso 2 diz: “desejais afetuosamente como meninos novamente nascido o leite racional não falsificado, para que por Ele vades crescendo” a palavra “como” indica igualdade, ponto de partida , ETC. o leite materno é o primeiro alimento que um recém-nascido deve solver , possui todos os nutrientes necessário para a manutenção da vida do pequeno ser, os anticorpos do genitor serão transferidos através do leite, por isso a Bíblia diz ser tão importante e que deve haver o mesmo sentimento que existe em uma criança com relação ao leite materno, perceba a relevância do assunto. Quando uma mãe/pai relega a alimentação de uma criança a produtos industrializados esta colocando a saúde e o futuro equilíbrio do recém-nascido em perigo. O processo de amamentação também produz um relacionamento entre ambas às partes, o bebê passa conhecer o toque de sua mãe, a sua voz a tal ponto que ao ouvir alguém falar já sabe se a voz ouvida pertence a sua mãe, Jesus em João disse: ”Eu conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas Sou conhecido; elas conhecem a minha voz”
O crente nominal não pensa assim, só alimenta-se de guloseimas, esta ocupado com coisas que lhes dão prazer, não estão procurando conhecer o seu Senhor, não querem compromisso por estão razão estão sempre à margem de tudo. Neste ponto quando precisam de algum conhecimento para resolver problemas não sabem como fazer, acabando nas mãos do inimigo.
NÃO POSSUI FÉ
A fé é uma ferramenta (1º Co 12:9), meio de salvação (Ef 2:8) e uma arma de defesa (Ef. 6:16) desta forma não pode existir um cristão sem fé , em outro lugar a bíblia diz que a “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb.6:1)” quem não tem fé conseqüentemente , não produz, não pode ser saldo , porque não consegue se defender. A fé somente se encontra na Bíblia – Rm 10:17 diz: “de sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” ouvir no sentido de obedecer , e somente se obedece se conseguir compreender qual é a vontade de Deus para as nossas vidas . Fé fala de dependência, o cristão nominal não costuma depender de ninguém pois sempre pensa ter o controle de tudo à sua volta. Desta forma não produz fé. No livro de Mateus, no cap 13 versos 15, Jesus diz:
(Mateus 13:15) - Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Veja que o destinatário das palavras de Cristo neste evangelho são os Judeus que estavam constantemente ao seu redor, mas que, no entanto os seus ouvidos estavam fechados para entender as suas palavras, por esta razão continuavam enfermos, não parece porem que a enfermidade que acometia os presentes era uma enfermidade na carne, mas no espírito, porque Jesus disse “se convertam” e “Eu os cure”, isto significa que ouvir com compreender produz mudança e resultados. Como alguém pode auferir resultados somente ouvindo? Pois é, em outro lugar disse Jesus que quem ouve e pratica será semelhante ao bom construtor que constrói sua casa em lugares seguros. Ainda está registrado na Bíblia que: “sem fé é impossível agradar a Deus”, parece então que Deus quando se aproxima de nós quer saber se acreditamos que Ele existe.
O cristão nominal não consegue desenvolver a fé, pois não tem o ingrediente ou a MP (Materia-Prima) - necessária para se tornar habitação da trindade, ficando infrutífero o que ocasiona a sua retirada da Videira (João 15:2).

DOMINIO SOBRE OS CRENTES NOMINAIS

(Salmos 121:1) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

Os crentes nominais vivem escondendo-se em cavernas, nas mais altas montanhas sempre cercados de cuidados e ao menor ruído de ataque armam-se até os dentes, sempre fugindo dos perigos como nômades em sua própria terra, assim vivam os israelitas de Juízes 6 fazendo cavernas, e fortificações nas montanhas. A falta de conhecimento produz inquietude e insegurança, existem limites para nossa capacidade de controle, só temos essa percepção quando estamos em fogo cerrado, neste ponto somente o conhecimento de quem somos quem servimos e “o” porque estamos aqui nos dará conforto para nosso espírito, foi visionando este fato que o apóstolo Pedro diz em sua 2ª carta cap. 3:18ª. “Crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Os Amalequitas, Midianitas e Moabitas eram inimigos que juntos poder-se-iam tornar-se inimigos poderosos, mas se o conhecimento de Deus estivesse intrinsecamente instalado nos corações deste povo não temeriam, mas diz a Bíblia que este povo ou geração que se levantou não conhecia nem a Deus e também não conhecia a obra que Ele realizara dentro de Israel durante os 40 anos de peregrinação, vemos então um cenário perigoso (juízes 2:10), em Oséias 4:6, o profeta diz: “ o meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento” , depois de asseverar os perigo pela ausência do conhecimento , o mesmo profeta no capitulo 6:3 diz: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” .
O salmista no salmo 121 faz uma afirmação “elevo meu olhos para os montes, de onde me vem o socorro” isso não quer dizer que devemos desprezar os montes, que se traduz em segurança, solidez, fortaleza, mas devemos nos conscientizar de que todas essas fortificações foram igualmente feitas por Deus “Meu socorro vem do Senhor que fez os Céus e a terra” Deus pode assegurar poder aos homens desde que eles não esqueçam que tudo vem DELE, disse Jesus “nenhum poder você teria sobre mim se do alto não te fora dado”. Também houve um Rei que achou ser alguma coisa, Deus então fez Nabucodonosor comer grama por sete tempos somente para reconhecer que os Reinos pertencem a Deus.
A PERDA DA IDENTIDADE
Em algum tempo existem pessoas que sofre de “crise de identidade” nesse momento em muitos casos o destino são as cavernas, Elias por exemplo teve um ministério profícuo com muitos e maravilhosos milagres, até um debate religioso , onde o vencedor poderia matar o oponente, vencendo Elias matou 450. Porem certo dia após receber uma ameaça de Jezabel esposa. Crise de identidade, saber quem se é no momento mais complicado da vida , em que as coisas que supostamente deveriam estar devidamente nos eixos, agora estejam completamente aquém das metas.
A perda da identidade desvirtua os passos do obreiro, causando uma inanição temporária, porém às vezes prejudicial tanto a obra que ele esta realizando quanto à sua pessoa. Veja no caso de Elias quando esteve temporariamente indigente, fugiu de uma mulher refugiando-se em uma caverna, Jonas, o profeta ao tentar fugir para Tarsis escondeu-se no porão do Navio em estado de dormência, a perda da identidade nos faz fugir às nossas responsabilidades, por isso Jesus disse: “quem quer vir após mim negue-se a si mesmo, tome sua cruz e sega-me” a perda da autonomia não significa perda da responsabilidade.
O que o crente nominativo não entende que o diabo não o quer fora da igreja, do grupo, da célula, mas no meio, perturbando a ordem das coisas, pois ele não produz e impedem os outros de produzir, deve-se porem ficar alerta, pois o Senhor da vinha de tempos em tempos vem vistoriar a plantação e o galho que não produz fruto a tendência é cortá-lo para evitar a ocupação sem propósito. Desta forma o crente torna-se ferramenta nas mãos do Diabo cooperando com ele para a interrupção da obra (João 15)
HÁ SOLUÇÃO PARA O CRENTE NOMINATIVO?
Sim há, porem vai depender muito mais dele do que do Senhor Jesus, precisará se desvencilhar deste mundo provocando uma ruptura com o regime anterior, deixando de ser escravo para ser livre, assumindo publicamente sua identidade de cristão, mesmo que para isto sejam necessárias cortas relações com amigos, parceiros, etc., aconteceu no passado é necessário que aconteça hoje, é só você olhar para a mulher do evangelho de João cap.4, Zaqueu, Paulo, entre outros.
Isto implicara também em que ocorra um novo nascimento completo onde o fruto do espírito e não palavras sejam as provas contundentes da nova personalidade, Deus e o mundo querem ver frutos e não simples palavras “filhinhos não ameis de palavra”, porem não pensem que isto será uma tarefa fácil, pode ter certeza será árdua e intensa, a abstinência faz o corpo gritar, perder as forças mostrando o quanto algo esta enraizado no seu interior, deve-se arrancar para não ficar “nem raiz, nem ramo”
CONCLUSÃO
Devemos primar por sermos cristãos autênticos, ter somente o nome de cristãos não nos garante a entrada nos céus, sermos somente batizados no Espírito Santo não nos outorga o direito a um passaporte as Mansões Celestiais, mas a graça e com ela toda a bagagem espiritual nela compreendia para um cristão sincero e piedoso. Sejamos desta forma alguém em que o Pai possa dar testemunho com Fez com Jó.


Pr. Jurandir Macchisini

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PERDÃO - ATRAVES DO ARREPENIMENTO

LIÇÃO Nº 06 – 10/02/2008 – ALCANÇANDO O PERDAO ATRAVES DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ
1 – ARREPENDIMENTO É UM IMPORTANTE PASSO EM DIREÇÃO A DEUS
EXISTEM FATORES IMPORTANTES PARA QUE MOTIVEM O ARREPENDIMENTO, ESTAMOS FALANDO DO PODER DA CONSCIÊNCIA, A CONSCIÊNCIA É UM DISPOSITIVO ESTABELECIDO POR DEUS COMO TERMOMETRO PARA A VIDA ESPIRITUAL DO SER HUMANO, A BIBLIA FALA DE CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA, OU SEJA, UMA CONSCIÊNCIA QUE JÁ NÃO SINALIZA , ACABA POR NÃO INFORMAR QUE O HOMEM ESTA COM PROBLEMAS.
A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO É ATIVAR A CONSCIÊNCIA ATRAVÉS DO CONVENCIMENTO, “CONVENCERÁ O HOMEM DO PECADO” ESTE FATOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE O HOMEM PASSE AO SEGUNDO PASSO “O ARREPENDIMENTO”, ISTO É A MUDANÇA DE DIREÇÃO. A MUDANÇA DE DIRECAO SOMENTE ACONTECERÁ SE O HOMEM VOLUNTARIAMENTE ACEITAR.
A) Como entender a necessidade de arrependimento?
Mudança de direção é isto que o arrependimento produz, para isso será preciso entender que se precisa mudar de direção, precisa-se entender que esta errado e que a fonte da informação esta correta, o Espírito Santo Produz a informação necessária para nortear o homem na sua decisão, o escritor aos Hebreus cap.6 versos 4-9 confirma o que dissemos o arrependimento é atribuído ao homem, embora Deus é quem permite que aconteça.
Imagine que você esta com as relações cortadas com alguém porem ainda não sabe, um dia dizem-lhe o que você não sabia, qual seria a sua atitude. A bíblia em 2 cor.cap.7 versos 10 diz que “a tristeza segundo Deus “arrependimento” produz salvação ou vida”mas, a tristeza “remorso” produz perdição “morte” sintetizando se houver arrependimento o individuo com certeza alcançara a salvação.
Prosperidade, milagres, bênçãos, tudo será uma conseqüência do arrependimento, estes não são prioridade para Deus, mas prover a salvação para o homem, isto sim será prioridade.
Este sentimento “arrependimento” também é providenciado pelo próprio Deus em 2 TIM. Cap.2 versos 25 “instruir com mansidão para ver se o individuo consegue ver o arrependimento que Deus providenciou, versos 26 retrata que ocorrendo o arrependimento o individuo sairá do controle do Diabo.
O arrependimento é um direito do homem, porém o período de arrependimento esta condicionado à duração de sua vida, passando ela ficará sem condições de alcançá-lo, conforme registrado na epistola aos Hebreus cap.12 versos 13-17, cap. 9 versos 27, “ao homem esta ordenado a morrer uma só vez vindo depois disto o juízo”
B) Os Males provocados pelo pecado
Os sacerdotes no passado tinham que fazer um sacrifício anual pelo povo para que o povo permanecesse vivo, todos que pecaram contra Deus no passado, morreram, atualmente não acontece fisicamente, mas os efeitos catastróficos do pecado ainda são manifestos, a bíblia diz na carta aos Romanos cap. 6 versos 23 diz “o salário do pecado é a morte”
Como todo mal hábito o pecado também traz conseqüências terríveis, as enfermidades, os assassinatos, os divórcios, entre outros males provenientes do pecado, apresentam o repertorio fatídico da atual situação do homem.
Somente o arrependimento poderá transformar o futuro dos seres humanos.
C) O que é realmente o arrependimento
Mudança de direção, de pensar, no grego a raiz da palavra metanóia refere-se a uma mudança de mente, trata-se de uma desistência da vida de pecado, para reinicio de uma nova fase, quando ocorre o homem passa a ter condições de viver uma vida sem pecado, mas como pode ser isso, se a bíblia diz em João cap.15 versos 5 esta registrado “sem mim nada podeis fazer”, o caso é que Jesus quando passou por esta terra abriu o caminho da reconciliação através do arrependimento 2 cor cap. 5 versos 20-21.

2 – O PECADOR PRECISA DA BENÇÃO DA RECONCILIACAO

A MORTE É UM FATOR DE SEPARAÇÃO MESMO ENTRE OS SERES HUMANOS, QUANDO ALGUÉM MORRE, O NOSSO CONTATO COM AQUELA PESSOA É INTERROMPIDO. O PECADO CAUSA A MORTE, SEGUNDO ROMANOS CAP. 6 VERSOS 23, ENTAO QUANDO ALGUEM PECA IMEDIATAMENTE OCORRE A SEPARACAO ENTRE A CRIATURA E SEU CRIADOR, EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA A MORTE? FISICAMENTE A BIBLIA DIZ EM HEBREUS CAP 9 VERSOS 27 QUE SE ENCERRA A OPORTUNIDADE DO HOMEM SE ARREPENDER, MAS, É DENTRO DESTA OPORTUNIDADE QUE DEUS COLOCOU A POSSIBILIDADE DO HOMEM VOLTAR A VIDA ESPIRITUALMENTE, REFAZENDO ASSIM O SEU CONTATO COM SEU CRIADOR, ATRAVES DA RECONCILIACAO , QUE SIGNIFICA, UMA DAS PARTES RECONHECER QUE ESTA ERRADO E SOLICITAR O PERDAO DA OUTRA PARTE. DEUS PROPICIOU AINDA UM INTERMEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS “JESUS CRISTO O HOMEM” AFIM DE QUE NINGUEM POSSA DIZER QUE ESTA RECONCILIACAO É IMPOSSIVEL.

A) A RECONCILIAÇÃO É VOLTAR-SE PARA DEUS
A Bíblia registra que “se este povo que se chama pelo Meu Nome, se voltar e se humilhar, então voltarei e abençoarei a sua terra”. É um processo de reconhecimento da necessidade que o homem tem de voltar a se comunicar com Deus, abandonando assim a vida de pecado, Jesus o mediador faz a ponte de ligação, produzindo vida, ao reconciliado, a bíblia diz que “Deus é Deus dos vivos e não dos mortos”, então para se ter comunicação com Deus, precisa estar com vida.
B) O AUTO-EXAME É ESSENCIAL NO ARREPENDIMENTO
Como em todo relacionamento ou reatamento, reconciliação, as partes precisam reavaliar suas posições, dizemos que é preciso fazer uma introspecção, ou seja, entrar em você mesmo e averiguar quais as possíveis falhas que você tem, o arrependimento procura evidenciar essas falhas, porque um fator preponderante é a sinceridade, precisamos começar novamente nossa relação com o Senhor baseada e sustentada na sinceridade, colocar para fora todos os obstáculos que são difíceis para se transpor. Deus esta contando com isso para poder nos ajudar. A Bíblia diz que temos que passar por Ele (Jesus) para chegarmos a Deus, não existe outro caminho a ser percorrido (João 14:6), e que o pecado é uma ação que não podemos evitar sozinhos, precisamos de alguém que através de uma vida sem pecado possa nos nortear nos mostrando a melhor forma de vencê-lo esse alguém é com certeza Jesus Cristo.
C) O QUE OBTEMOS COM O ARREPENDIMENTO?
A remissão dos pecados “E que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.” Lucas cap.24:47. O perdão dos pecados produz justificação que nos leva a ter Paz com Deus por meio de Jesus Cristo, conforme confere a bíblia em Romanos cap.5 versos 1. Por fim temos a vida eterna, isso acontece porque restabelecemos a comunicação com Deus que através de seu Espírito Santo testifica como nosso espírito que somos filhos de Deus, logo todo filho tem participação na herança, somos então herdeiro de Deus e Co-herdeiros com Jesus.


3 - OS PRINCIPAIS INDICADORES DO ARREPENDIMENTO

TODAS VEZES QUE TOMAMOS ALGUMA DECISAO EM NOSSA VIDA A TENDENCIA É QUE ELA NOS LEVE A EVIDENCIAR ISSO ATRAVÉS DE SINAIS EVIDENTES EXTERIORMENTE, ASSIM QUANDO NOS ARREPENDEMOS A PRIMEIRIA ATITUDE SERA DEMONSTRAR ISSO PUBLICAMENTE E JESUS DEIXOU O CAMINHO A SER SEGUIDO “CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO” ATOS 2:38

A) AÇÃO INDICADA NO INTELECTUAL
O INTELECTO É O CENTRO DE COMANDO DE CADA SER HUMANO, O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO É JUSTAMENTE INFILTRAR-SE NESSE DEPARTAMENTO E ATRAVÉS DO CONVENCIMENTO MOSTRAR AO HOMEM A SUA SITUACAO, QUANDO DO CONVENCIMENTO O SER HUMANO PASSA A TER A REAL VISAO DO SEU ESTADO, LEVANDO O SEU CENTRO DE COMANDO (A MENTE) A UMA ATITUDE DE MUDANCA, ESSA MUDANCA CHAMA-SE ARREPENDIMENTO.
B) A AÇÃO INDICADA NO EMOCIONAL
Assim como o centro do intelecto é o centro de comando, o centro emocional é o local onde se reflete todas as ações que são tomadas no centro do intelecto, por essa razão uma ação que fora tomada de forma errada, gera um reflexo imediato no centro emocional. O trabalho da equipe Trindade é justamente iniciado dentro do centro de comando, veja, por exemplo, que Jesus sempre ao iniciar uma cura, Ele sempre procurava liberar a alma do individuo por uma ação de perdão, justamente para que o interior do ser humano, onde reside o departamento emocional fosse totalmente restabelecido. A ação segundo a bíblia vem de dentro para fora, a bíblia também registra que “um coração alegre” deixa o rosto formoso.
Importância das Emoções
a Sobrevivência: Nossas emoções foram desenvolvidas naturalmente através de milhões de anos de evolução. Como resultado, nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação. As emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação. Na psicologia existe Hierarquia das Necessidades de Maslow, existem fases hierarquicas, onde os sentimentos vão sendo completamente satisfeitos, desta forma temos, na base: Necessidades fisiologicas (Alimento,Ar,Agua,Sono,et. 2ª Segurança;3ºAmor/Relacionamento; 4ºEstima;e 5ª Realização Pessoal, o homem é um ser puramente sentimentos que precisam ser
o Tomadas de Decisão: Nossas emoções são uma fonte valiosa da informação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por quê? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.
o Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.
o Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais, por exemplo, podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda. Se formos também verbalmente hábeis, juntamente com nossas expressões teremos uma possibilidade maior de melhor expressar nossas emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
o União: Nossas emoções são talvez a maior fonte potencial capaz de unir todos os membros da espécie humana. Claramente, as diferenças religiosas, cultural e política não permitem isto, apesar dar emoções serem "universais".

C) AÇÃO INDICADA NO VOLUNTARIO
Vontade, esse fator é primordial na vida de cada um, somos movidos pela vontade, quando temos vontade vamos ou fazemos acima de nosso limite. A cada momento o plano de Deus é colocado em pratica em nossa vida, nos fazendo voluntario, Deus tem o objetivo de nos moldar segundo seus preceitos, trabalho altruísta, isto é, algo que fazemos sem interesse de retorno, tem a meta de nos manter longe dos embaraços, que nos prende, as riquezas não são pecados, mas o amor ao dinheiro nos leva a nos afastar de Deus, causando males irreversíveis na relação homem-Deus. A bíblia fala de perder a sua vida, significando que agora não temos mais nossa própria vontade, mas, somos guiados pela vontade, os desejos de Deus para nossa vida, o próprio Jesus disse que quando estava aqui não fazia a sua vontade, mas, a vontade dAquele por quem foi enviado, perdendo assim a sua própria vontade, temos um exemplo claro no jardim do getsemani “Pai se for possível afasta de mim este cálice, contudo não se faça a minha vontade, mas, a tua”.

4 - A FÉ COMO PRINCIPIO ESSENCIAL PARA A CONVERSÃO

A fé é um ingrediente fundamental para o Cristão, todo o plano Celeste vai por água a baixo se não houver fé, a bíblia diz que é impossível agradar a Deus sem fé (hebreus cap. 11:6). Digamos que tudo que você ouve no evangelho seria como você comprar alguma coisa entregando o valor monetário ao portador sem que este lhe ofereça nenhum recibo, apenas dizendo que você deveria ficar sossegado que o produto chegaria às suas mãos. A fé é um produto a ser cultivado, segundo gálatas cap.5:22 ela é um fruto, a semente veio direto dos celeiros de Deus à sua palavra “de sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus” ROMANOS CAP. 10:17.

A) FÉ INTELECTUAL
Crença em fatos registrados, o homem cuja fé depende somente da apresentação de provas, esta incluso no grupo de Tomé, que disse ser necessário tocar nas feridas para poder crer, ou como Felipe, que pediu a Jesus que mostrasse o Pai o que bastaria. Os cientistas sempre procuram base para suas teses, nunca deixando que suas emoções desnorteiem suas convicções. Para o homem com fé intelectual será muito difícil acreditar nos relatos bíblicos, pois eles não carecem de provas substanciais para o Cristão crer, mas Deus pede para que homem creia na integra, justamente para que o homem aprenda a deixar que a comprovação de tudo seja feita pelo próprio Deus.
B) FÉ EMOCIONAL
As pessoas que viviam a volta de Jesus tinham uma fé emocional, momentânea. Este tipo de fé apresenta-se somente quando ocorre algo que não se pode explicar algo sobrenatural, mas, ela não se baseia na palavra de Deus, somente no que se vêem naquele momento especifico, desaparecendo logo que aparece uma situação adversa. Vê-se isso porque as mesmas pessoas que aplaudiram Jesus durante suas pregações, foram as mesmas que pediram sua crucificação as autoridades. Existem hoje muitas pessoas que vivem de fé emocional, nos avivamentos, através de pregações de pregadores famosos, cultos emocionantes, mas, que logo após são esquecidos, voltando a vida raquítica de sempre, essa fé dependo de motivação, não de ação, ela é motivada momentaneamente, mas não tem base segura.


C) FÉ VOLUNTARIA
Esta fé é aquela desenvolvida pelos Cristãos que possui sim a fé intelectual e a emocional, porem com uma diferença, ela é baseada na palavra de Deus, não tem circunstancias favoráveis, mas, permanece quando as coisas se tornam difíceis, veja o exemplos das mulheres que serviam a Jesus, elas foram as únicas que mantiveram suas atividades ligadas ao mestre, mesmo sabendo da sua morte não o abandonaram, mas pegaram perfumes para visitar seu tumulo, enfrentando situações adversas, os guardas, mas qual não foi a sua surpresa quando o anjo lhes apareceu, a fé voluntaria , não pede nada em troca ela somente crer contra a esperança, Hebreus cap. 11 versos 1 diz “fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem e a prova das coisas que se esperam.”


CONCLUSÃO

Perdão, arrependimento e fé, podem posicionar da seguinte forma, primeiro cremos depois nos arrependemos e por ultimo recebemos o perdão, Deus tem um plano para cada ser vivente, porem este plano só pode startar com o consentimento de cada individuo, deve-se lembrar que todos nos temos participação nesta mudança, nada acontecera caso não queira o homem. Deus não precisa apresentar provas, esse é o verdadeiro milagre, cremos no que não vemos , esperamos algo que não conseguimos provar, porem a bíblia diz que tem um fundamento “o fundamento foi lançado veja cada o que edifica”, isto implica em atitudes, o homem não pode ficar impassível, mas tem que tomar decisões por meio desta fé, torná-la publica.




JURANDIR MACCHISINI

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ARREPENDIMENTO

ARREPENDIMENTO - DO GREGO “MUDAR A MENTE”
(μετάνοια , metanoia)

Arrependimento, uma palavra tão evocada nos nossos dias, como também nos dias dos apóstolos e seus crentes contemporâneos, mas o que quer dizer exatamente “arrependimento”? Bom parece que no contexto do velho testamento o arrependimento tinha a ver com a preservação da vida e também tinha relação com atos praticados contra a santidade de Deus que precisavam ser reparados, com base nisto Deus providenciou desde Adão meios para aplacar sua ira. Durante todo o Velho Testamento vemos os profetas e Sacerdotes oferecendo sacrifício pelo pecado do povo e desta forma mantendo-os vivos.
As palavras Tshuvá (arrependimento) e Lashuv (voltar) têm a mesma etimologia. No hebraico bíblico, palavras que contenham o mesmo radical, necessariamente são interligadas. Neste caso, a ligação entre arrepender-se (Tshuvá) e voltar (Lashuv) está no fato de que o arrependimento é uma volta aos valores corretos e a Deus.

Piter m Senge, escritor renomado do livro “A quinta Disciplina” utilizando da palavra metanóia, Gr. (mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído), apresente três fases para o processo do arrependimento :
1 – Descongelamento (consiste na ruptura com as pratica atuais até aqui utilizadas)
2 – Mudanças (consiste na adoção de novos comportamentos)
3 – Recongelamento (consiste na interiorização dos comportamentos adotados)
Trata-se por tanto de uma parada, onde se efetua uma analise da situação, e opta-se por prosseguir como esta, ou resolve-se mudar, desta forma o individuo dentro da organização pode estagnar e possivelmente morrer no mercado, ou efetuar as mudanças e prosseguir evoluindo.
É importante analisar de olhando deste prisma, toda mudança requer esforço e parceria, caso o grupo não se conecte o pleito será um fracasso.
O arrependimento sob a luz do Novo Testamento

Voltando ao contexto do arrependimento podemos dizer que cada individuo deve em algum momento parar e analisar os seus conceitos, porem deve ter consciência que somente ele não irá conseguir mudar as coisas, começamos entender porque Deus na sua onisciência precisou enviar seu filho Jesus aqui nesta terra. O contato realizado no passado através de sacrifícios não fora suficiente para provocar uma mudança no homem, mas, somente a manutenção da vida, o homem somente estava mantendo-se vivo, não mudando, ele, o homem sempre objetivou liberdade, por esta razão Paulo disse em 1ª Cor 6:23 “todas as coisas me são licitas, mas (conjunção adversativa) nem todas as coisas me convém” agora o que fazer com esta liberdade é o “x” da questão.
Deus tem um plano não somente para manter o individuo vivo por um período de tempo, mas, fazê-lo adentrar ou mesmo voltar ao seu estado inicial (no Edém). O arrependimento não salva, mas está presente em todas as ações da salvação
(II Coríntios 7:10) - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Em outro texto, Paulo diz que o salário do pecado é a Morte, a morte é a fonte de toda a tristeza do homem, pois aqui finda o seu império, seus sonhos e projetos, desta forma Deus libera a tristeza da alma como diagnostico do pecado levando o homem a fazer um balanço de suas atitudes, possibilitando uma ação positiva, o Nascer de Novo (Joao 3), coisas que não acontecia no tempo da lei , porque o ato era puramente litúrgico , como a bíblia diz “sombra das coisas futuras”
(Atos 11:18) - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
O ato do nascer de Novo, algo confabulado a um dos príncipes Judeus chamado Nicodemos Jesus começa a desenrolar o mistério da sua vinda, agora dizia Ele , seria necessário não somente um ritual, mas uma mudança de mente, conceito , paradigmas, onde o individuo deveria olhar as coisas por outro ângulo, não seria nada de terceirização, mas pessoal , mudança pessoal, de atitudes , posicionamento. A proposta de Cristo agora não era uma simples vida terrena, mas uma vida espiritual profícua e eterna, nascer da água e do Espírito significava um renascimento do interior de cada ser humano, onde Deus estaria estabelecido como regente e Senhor, como era sua vontade nos primórdios.
Agora para isso cada homem deveria por tanto abdicar de sua liberdade e controle “quem achar a sua vida perdê-la-a, mas, quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á” , perceba a magnitude destas palavras , parece um despropósito , porem a verdade é que Jesus estava fazendo um convite ao abandono dos conceito humanos para viver sob os conceitos Divinos , essa não é uma tarefa muito fácil , mas possível.
O individuo que pretende mudar de direção deve emitir alguns sinais que chamamos de frutos:
(Mateus 3:8) - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
(Lucas 3:8) - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
O arrependimento como dizia um dito judaico “e a chave que abre qualquer fechadura” em apocalipses cap. 3:20 temos um o pedido de Cristo , “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta entrarei cearei com ele e ele comigo” traduzimos isso como permissão para Cristo entrar, desta forma entendemos que embora a salvação não venha pelo arrependimento, ele possibilita o zerar do cronometro, isto é, em Joao 15 Jesus assevera “Sem Mim nada podeis fazer” desta foram o único meio de acontecer a salvação do ser humano pela qual o individuo terá vida eterna é através do nascimento de novo que somente acontece se e somente se o homem permitir que a palavra entre em sua vida , medite em Mateus 13:15 , ROM 10:17 , Lucas 6:47-49 , o arrependimento é o passaporte para Jesus entrar em nossas vidas.
Não é nossa intenção esgotar o assunto, mesmo porque Deus é muito mais profundo do isso, portanto amados, fica aqui nossa contribuição para sua meditação com relação a esse assunto, o arrependimento é dado por Deus, Ele nos faz olhar para dentro de nós e desejar mudar de direção
(II Timóteo 2:25) - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade”
Outra verdade é que os dons e sua vocação (Ministério) não dependem de você se arrepender, (Romanos 11:29) - Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Infelizmente existem muitas pessoas que se agarram ao futuro eterno apenas por se acharem batizadas no Espírito Santo, porem gostaria de alertar que o batismo é apenas um selo dizendo que a carta esta habilitada para o destino, mas, que pode sim sofrer algum desvio no percurso, em Mateus Jesus diz:
(Mateus 7:21-23) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Jesus declara aqui que não será a palavra de cada um que distinguirá o individuo, mas os seus frutos (Mat. 7:20) não vemos aqui a palavra arrependimento, mas ela esta intrinsecamente ligada , pois aponta o fator mudanças , lembre-se arrependimento (metanóia) significa mudança de mente, não troca de cérebro, mas mudança de atitudes, pensamentos , vontades , o que nos leva a perda de nossa própria autoridade sobre a nossa vida .
Desta forma, Deus opera o arrependimento, permitindo a tristeza pelo acometimento do pecado em nossas vidas, gerando uma vontade imensa de desfazer o ato praticado, isso é arrependimento, porem o arrependimento também acompanha o abandono do ato praticado no futuro, pois quem confessa e deixa alcança misericórdia.
(II Corintios 7:9) - Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
O arrependimento foi instaurado para que o homem pós-Cristo pudesse agora demonstrar sua lealdade através do crescimento deste relacionamento e isto tem um ponto de partida e uma linha de chegada “até a perfeição”, Deus não abdica disso todos têm que parecer com seu primogênito , em Hebreus , o escritor convida aos leitores ao crescimento...
(Hebreus 6:1) - POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
O processo do arrependimento também pode sofrer uma reversão, pois indiretamente que se arrepende crê piamente que precisa de alguém para resolver o seu problema. A apostasia do arrependimento é na verdade a perda dessa fé na necessidade de outro salvador, ou a substituição do mesmo por outro, neste contexto o escritor aos Hebreus salienta que quando se perde a crença da necessidade de alguém para ajudá-lo em sua reconstrução relacional .
(Hebreus 6:6) - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Isau por exemplo quando vendeu sua primogenitura , quando se arrependeu , não houve solução para ele: (Gn.27:30-40)
(Hebreus 12:17) - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
Achar lugar para arrependimento há coisas que não valorizamos ate que precisemos delas, “as coisas têm o valor que damos a elas” , Jacó usurpou o direito à primogenitura simplesmente porque Isau desprezou este fator que naquele momento não parecia de muita importância , mas que redundou em um prejuízo para a vida toda.......
Deus nos dê arrependimento sincero e profundo que nos possibilite crescer o relacionamento com Ele (Deus),

Jurandir Macchisini

LIVRO DE JUIZES

Quem sou eu

Minha foto
Sumaré, São Paulo, Brazil
Servo do Deus altíssimo, comprometido com a sua obra, à espera de sua volta gloriosa