quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AMOR

AMOR – 1º COR 13:1-13

 

INTRODUÇÃO

 

                          Falar de amor é uma coisa fácil, o difícil é vivê-lo, Jesus certa vez em João cap.10 disse que o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas, em outro lugar diz: “ninguém tem maior amor do que este em dar a sua vida pelos seus amigos”, o amor é algo abstrato que somente aparece quando se materializa através das atitudes. Paulo em sua poesia sobre o amor em 1ª Co 13 fala da importância deste sentimento na vida de cada ser humano, vamos tentar contextualizar o amor tornando-o palpável.

DEFININDO O AMOR

                            Amor é um sentimento defini-lo é um tanto complicado,  como você definiria o ar? Não se consegue pegar, apalpar, transportar, etc. Fala-se de amor em rodas, poesias, cartas, sonetos, musicas todos querendo demonstrar que amamos alguém, existe o amor platônico, filosófico, amor de ideais, impossível de se realizar, amor físico, amor de Deus, etc. Desta forma quando falamos de amor temos muitas vertentes conduzindo a caminhos diversos, porem vamos nos ater ao fato ou a um amor em especifico, “o Amor de Deus”:

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

                            Amor na definição bíblica é um amor doador, que abdica, altruísta, pois o amor de Deus é assim, veja na expressão acima, “Deus amou o mundo de tal maneira” amar o mundo não é o globo terrestre, mas o conteúdo, amor altruísta, pois fez algo sem esperar que alguém propusesse o pagamento ou a recompensa, a fez livre de contrato ou obrigação. O amor produz a renuncia dos sentimentos, abdicação de suas vontades e desejos em prol de outrem, “não vim para ser servido, mas, para servir” disse Jesus, e é nesse contexto que Paulo inicia 1ª Co 13 colocando o amor acima de qualquer dom mencionado no capitulo anterior a excelência do amor é de tal forma valorizada que no decorrer dos versos ele compara a ação de amar com: “falar todas as línguas dos anjos e dos homens, dom de profecia, conhecimento de todos os mistérios, ciências, se tivéssemos toda a fé, se doássemos  a minha fortuna aos pobres e se morrêssemos queimado, e não tivéssemos amor, nada disso nos adiantaria – 13:1-3”  a relevância do amor é equiparada com o ar, tamanho seria o estrago á sua ausência.

CARATCERISTICAS DO AMOR

1.1           SOFREDOR: o que Paulo gostaria de dizer sobre isso, sofredor, não no sentido de sofrer, mas de suportar, existe um versículo nas escrituras que Paulo diz que nos últimos dias existiriam homens que não sofreriam a Sã doutrina, ou seja, suportar, obedecer, observar a palavra de Deus (2º TIM 4:3), ouvir é um atributo do amor. O cristão que esta imbuído do amor de Deus em sua vida, não contesta, obedece, não reclama, aceita e passa a viver como foi lhe ordenado por Deus

1.2           BENIGNO: (Lucas 6:35) -  Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Benignidade é um atributo direcionado à seus inimigos, pois ele é um adicional do amor , mais situado no amor Ágape, amor de Deus , benignidade é acima de bondade , um degrau a mais , podemos ser bons com quem é bom conosco , mas para fazermos o bem a quem nos agride temos que ter benignidade, que também é um dos frutos do Espírito.

1.3           INVEJA:  é um sentimento de incapacidade de conquista, observe bem quem é invejoso seguramente não possui ou pensa, não possuir capacidade para obter o que o seu semelhante tem, é exatamente o que o diabo pensa de nós, mas no seu caso ele não tem mesmo a capacidade de ser bom, verdadeiro e sincero, desta forma nos inveja e o resultado da inveja é justamente querer destruir, obstruir o caminho é quem (o diabo) faz brotar esse sentimento valendo-se dos ,mais astutos planos de destruição, a inveja é uma das obras da carne e quem possui ela “não herdarão o reino de Deus” (Tiago 5:21). O invejoso atrai para si mesmo as coisas que deseja no coração com relação ao seu semelhante e embora aparente uma prosperidade seu fim é destruição.

1.4           LEVIANDADE: Considerado o pai da historia moderna Francesco Guicciardini, afirma que o homem leviano é aquele que somente pensa em si mesmo. Não reflete as conseqüências, penderá para o lado que mais lhe oferecer vantagens, mesmo que isso significa burlar algumas regras de sobrevivência

“Não creio que haja coisa pior no mundo do que a leviandade, pois os homens levianos são instrumentos prontos a tomar qualquer partido, por mais infame, perigoso e pernicioso que seja; sendo assim, é melhor fugir deles como se foge do fogo.”

 

                                                                                    Francesco Guicciardini.

 

1.5           SOBERBA: No mundo cristão, a nossa missão é nos tornarmos um corpo em     Cristo, (Efésio 4:15-16) perceba que lá Paulo diz que devemos seguir em amor , um sentimento que une independente de qualquer obstáculo criado, falar em formar um corpo aborda-se o trabalho em equipe   o que se torna incoerente na mente de um soberbo, pois o ápice da soberba é o isolamento, geralmente ele não consegue trabalhar em equipe pois acha que ninguém esta à sua altura, não aceita ajuda por causa de sua arrogância, deseja sempre ser reconhecido e quando não ocorre a tendência é atrapalhar o trabalho dos outros, criando dificuldades.

1.6           INDECÊNCIA: Atitude de causar vergonha aos outros, ou posturas que poderia ocasionar pecados, através de flerte, roupas escandalosas, um tipo de tropeço, Jesus disse que: “ai daquele que fizer um dos pequeninos Dele tropeçar”, caracteriza-se falta de amor.

1.7           BUSCAR INTERESSE: Um ato altruísta, caracterizado por obras sem fins lucrativos, sem esperar retorno, reconhecimento, etc. De igual modo  o amor nos leva a pensar primeiro no meu irmão  procurando resolver os problemas dele e depois os meus, vivemos em um mundo individualista onde a regra ganha-ganha esta em alta , importando que os meu interesses sejam preservados, vemos isso no mercado financeiro de especulação, na política, nos grandes conglomerados e até mesmo nas igrejas , interesses, interesses ...

1.8           IRRITAR-SE: A bíblia diz: “Irai-vos, e não pequeis (Efésios 4:26) em outro lugar diz: “não vos vingueis a vós mesmos, mas, dai lugar a ira, minha é a vingança, diz o SenhorRom.12:19 a questão da ira é que ela geralmente produz a vingança, sendo alimentada por reflexões contraria acaba gerando controvérsias culminando na separação de amigos  e no termino do amor, quando demoramos muito a fechar a porta desse sentimento ele poderá nos pegar desprevenido e terminar com as chances de reconciliação , pois a ira tira algo muito importante como ferramenta de direção, a visão.

1.9           SUSPEITAR MAL: Desconfiança, outro fator que impossibilita o trabalho em equipe, todas as coisas do corpo dependem de cooperação, cada membro precisará aprender a delegar funções aos seus liderados, todos temos membros acima e abaixo de nós, desta forma devemos ter confiança em aceitar e também e delegar funções, caso isso não ocorra estaremos incorrendo em falha e conseqüentemente interrompendo a obra, tendo o amor como base se for traídos, seremos assistidos pelo Senhor Advogado Jesus Cristo que nos isentara de qualquer culpa, gerando colheita aos envolvidos.

1.10       NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA: Justiça é dar a cada individuo o que lhe pertence, quando vemos ser alguém injustiçado e não nos opomos agimos com falta de amor, permitir a injustiça que leva a destruição da família, da fé, do ministério, etc. sem se posicionar é uma declaração de injustiça, Jesus certa vez disse “quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado”. Não podemos nos manter a margem das coisas, temos uma responsabilidade, Deus com certeza saberá cobrar isso de nós, na versão em inglês vemos: Love does not delight evil but rejoice with the truth” a fase “does not deligth evil” significa que o amor não se deleita com o mal, ou seja, não fica feliz quando alguém sofre uma catástrofe.

1.11       FOLGA COM A VERDADE: A verdade esta ligada intrinsecamente a palavra de Deus, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14:6) é muito bom ter uma vida pautada pela verdade, vive-se livre, solto e leve, não é um fardo muito bom de levar, pois com certeza ganharemos muitos opositores, defender a verdade é se opor à ganância humana em confrontação com a mentira .

1.12       TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA E TUDO SUPORTA: Parece que Paulo, aqui esta fazendo um fechamento da coisas mais importante com relação ao amor, suportar crendo , sempre esperando é um dos atributos do amor , na esfera emocional existe aquela paixão  do “ príncipe encantado” que a moça espera, o seu amado até que ele venha, esta é a proposta de Deus para nós; suportar a Sã doutrina, crendo piamente , esperando-o até que Ele venha, no verso 8 o apostolo Paulo diz que o amor nunca falha, veja o poder do amor, no uso dos dons , no seu ministério, no tratos com seus irmãos , amigos e inimigos , (Romanos 12:20) -  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Veja a orientação que Jesus nos deixou através do apostolo Paulo alguns versículos anteriores, nos chama a atenção à benção nos mostrando que devemos romper as barreiras abençoando aos que nos maldizem, nosso trabalho e tarefa mais árdua é cumprir esse mandamento de Jesus, somente Ele tem poder de nos equipar para cumprirmos esse detalhe tão importante.

ONDE DEVEMOS BUSCAR ESSE AMOR

 

              Se você precisar de água, onde você deve buscar? Existem muitas fontes rotas, porem sabe-se que água vem da fonte, cacimba, poço, etc. agora o importante é saber em que fonte se está tirando nossa água. Existem muitos tipos de amor, amor por interesse, amor sexual, amor temporão, a maioria desses amores fenecem cedo, ocasionando uma ruptura definitiva nos envolvidos. Dalila da história Bíblica dizia amar Sansão, porem seu amor era interesseiro, objetivava tirar sua força, fora comprada pelos Filisteus para trair o amor de Sansão, existem pessoas que hoje vendem seu amor no mercado financeiro das emoções, encontram neste mercado: beleza, dinheiro, posição, bens, etc., mas, perde em felicidade, companhia, sonhos, planos e realizações concretas, vivem na abstratividade da vida, tudo é apenas por um momento: o casamento, a amizade, a parceria, etc.

O AMOR ESTA DENTRO DE CADA PESSOA:

 

              Deus nos dotou da capacidade de amar, é somente olhar para as catástrofes, logo se  ajuntam para enviar ajuda humanitária, alimentos, roupas, etc. é um sentimento que esta dentro de cada pessoa, o problema que esse sentimento muitas vezes se perde no vácuo das responsabilidade profissionais, ficando somente no coletivo deixando de ser individual, Deus quer que façamos individualmente como membros do corpo de Cristo, “Amai-vos uns aos outros assim como vos amei”, “(Romanos 12:10) -  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” a tendência de tornar o coletivo em algo individual e constante, formando um circulo de alimentação desse amor, é assim que o corpo faz , dizem que, quando um membro sobre todos sofrem, isso é amor, no exemplo anterior podemos até mesmo mandar viveres, chorar , mas ao cair da noite, vamos cada um para as nossas camas e dormimos o nosso sono tranqüilo enquanto aqueles que sofreram a catástrofe estão inconsoláveis e acabam passando a pior parte da prova sozinhos.o amor esta dentro de nós devemos no entanto  alimentá-lo para fazê-lo crescer.

O AMOR PROVEM DE DEUS

             

              Deus é amor é uma das frases mais falada em todo o mundo sendo isso a mais pura verdade, Deus é a fonte de todo amor, foi Ele               que primeiramente nos amou, onde diz: Porque Deus amou (passado) o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que NELE crer não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16 . Desta forma ninguém melhor para nos doar amor que o nosso próprio Deus, em sua palavra diz através do apostolo Paulo: (Romanos 5:5) -  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.  “amor de Deus” o agente distribuidor desse amor é o mesmo Espírito Santo que Paulo aborda em 1º Cor 12, derramado de maneira abundante para ser usado de forma freqüente pelos cristãos em toda obra a ser realizada pelo seu povo, a capacidade de amar vem de Deus, não precisamos ficar aflitos porque  não conseguimos amar a este ou aquele, peçamos a Deus  que irá moldar nosso interior como quer deixando-nos prontos para amar a todos indistintamente.

PERMANÊNCIA NO AMOR

 

              O fator preponderante não é ter o amor, mas mantê-lo em nossos corações, a Bíblia diz: “por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará” (MT 24:12), com fazer para se manter no amor de Deus? A própria bíblia da à resposta: (João 15:10) -  Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Guardar os mandamentos, obedecendo-os em Salmo 1º afirma a PED que o meditador possui a capacidade de prosperar em todos os seus caminhos, pois “Tudo quanto fizer prosperará”, alguns fatores de sucesso estão na terra, mas na maioria das vezes o fator reside na semente que escolhemos ,o conceito da semeadura é algo muito sério e funciona, semeando vento colhe-se tempestade, de Deus não se zomba o que o homem semear isso colherá. A permanência do cristão no amor de Cristo depende da permanência nos mandamentos, guardando-os. Explico porque é importante guardar os mandamento, certo lugar (João 14:23)  Jesus disse: “Se alguém me ama guardará minha  palavra , Meu Pai o amará, viveremos para ele e faremos nele morada” isto significa que se guardarmos a PED[i] seremos a morada de Deus conseqüentemente teremos a fonte do amor em nos mesmos, desta forma nunca teremos falta de amor em nossas vidas, sempre será abundante.

 

CONCLUSÃO

 

              Não temos a intenção de esgotar o assunto mesmo porque é imenso, poderíamos ficar falando dias e dias, cremos porem que o pouquíssimos que nos abordamos da base para sabermos que Deus como diz Paulo (I Coríntios 12:31) - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Esse caminho é com certeza o caminho do amor, usar as ferramentas (dons, ministérios) que Deus nos outorgou permeado através do amor é garantir uma safra de muito sucesso, sendo o amor algo intangível, porém tão poderoso que a falta dele estraga qualquer receita por mais qualificada que seja, Deus nos permita fazer todas as coisas com amor e esperar os resultados, com certeza serão satisfatórios.

 

Pr.Jurandir Macchisini

 


[i] PED – Palavra Escrita de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos os comentários, que nos ajudarão a melhorarmos cada dia mais , Deus vos abençoe em Cristo Jesus

Quem sou eu

Minha foto
Sumaré, São Paulo, Brazil
Servo do Deus altíssimo, comprometido com a sua obra, à espera de sua volta gloriosa