ARREPENDIMENTO - DO GREGO “MUDAR A MENTE”
(μετάνοια , metanoia)
Arrependimento, uma palavra tão evocada nos nossos dias, como também nos dias dos apóstolos e seus crentes contemporâneos, mas o que quer dizer exatamente “arrependimento”? Bom parece que no contexto do velho testamento o arrependimento tinha a ver com a preservação da vida e também tinha relação com atos praticados contra a santidade de Deus que precisavam ser reparados, com base nisto Deus providenciou desde Adão meios para aplacar sua ira. Durante todo o Velho Testamento vemos os profetas e Sacerdotes oferecendo sacrifício pelo pecado do povo e desta forma mantendo-os vivos.
As palavras Tshuvá (arrependimento) e Lashuv (voltar) têm a mesma etimologia. No hebraico bíblico, palavras que contenham o mesmo radical, necessariamente são interligadas. Neste caso, a ligação entre arrepender-se (Tshuvá) e voltar (Lashuv) está no fato de que o arrependimento é uma volta aos valores corretos e a Deus.
Piter m Senge, escritor renomado do livro “A quinta Disciplina” utilizando da palavra metanóia, Gr. (mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído), apresente três fases para o processo do arrependimento :
1 – Descongelamento (consiste na ruptura com as pratica atuais até aqui utilizadas)
2 – Mudanças (consiste na adoção de novos comportamentos)
3 – Recongelamento (consiste na interiorização dos comportamentos adotados)
Trata-se por tanto de uma parada, onde se efetua uma analise da situação, e opta-se por prosseguir como esta, ou resolve-se mudar, desta forma o individuo dentro da organização pode estagnar e possivelmente morrer no mercado, ou efetuar as mudanças e prosseguir evoluindo.
É importante analisar de olhando deste prisma, toda mudança requer esforço e parceria, caso o grupo não se conecte o pleito será um fracasso.
O arrependimento sob a luz do Novo Testamento
Voltando ao contexto do arrependimento podemos dizer que cada individuo deve em algum momento parar e analisar os seus conceitos, porem deve ter consciência que somente ele não irá conseguir mudar as coisas, começamos entender porque Deus na sua onisciência precisou enviar seu filho Jesus aqui nesta terra. O contato realizado no passado através de sacrifícios não fora suficiente para provocar uma mudança no homem, mas, somente a manutenção da vida, o homem somente estava mantendo-se vivo, não mudando, ele, o homem sempre objetivou liberdade, por esta razão Paulo disse em 1ª Cor 6:23 “todas as coisas me são licitas, mas (conjunção adversativa) nem todas as coisas me convém” agora o que fazer com esta liberdade é o “x” da questão.
Deus tem um plano não somente para manter o individuo vivo por um período de tempo, mas, fazê-lo adentrar ou mesmo voltar ao seu estado inicial (no Edém). O arrependimento não salva, mas está presente em todas as ações da salvação
(II Coríntios 7:10) - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Em outro texto, Paulo diz que o salário do pecado é a Morte, a morte é a fonte de toda a tristeza do homem, pois aqui finda o seu império, seus sonhos e projetos, desta forma Deus libera a tristeza da alma como diagnostico do pecado levando o homem a fazer um balanço de suas atitudes, possibilitando uma ação positiva, o Nascer de Novo (Joao 3), coisas que não acontecia no tempo da lei , porque o ato era puramente litúrgico , como a bíblia diz “sombra das coisas futuras”
(Atos 11:18) - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
O ato do nascer de Novo, algo confabulado a um dos príncipes Judeus chamado Nicodemos Jesus começa a desenrolar o mistério da sua vinda, agora dizia Ele , seria necessário não somente um ritual, mas uma mudança de mente, conceito , paradigmas, onde o individuo deveria olhar as coisas por outro ângulo, não seria nada de terceirização, mas pessoal , mudança pessoal, de atitudes , posicionamento. A proposta de Cristo agora não era uma simples vida terrena, mas uma vida espiritual profícua e eterna, nascer da água e do Espírito significava um renascimento do interior de cada ser humano, onde Deus estaria estabelecido como regente e Senhor, como era sua vontade nos primórdios.
Agora para isso cada homem deveria por tanto abdicar de sua liberdade e controle “quem achar a sua vida perdê-la-a, mas, quem perder a sua vida por amor de Mim achá-la-á” , perceba a magnitude destas palavras , parece um despropósito , porem a verdade é que Jesus estava fazendo um convite ao abandono dos conceito humanos para viver sob os conceitos Divinos , essa não é uma tarefa muito fácil , mas possível.
O individuo que pretende mudar de direção deve emitir alguns sinais que chamamos de frutos:
(Mateus 3:8) - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
(Lucas 3:8) - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
O arrependimento como dizia um dito judaico “e a chave que abre qualquer fechadura” em apocalipses cap. 3:20 temos um o pedido de Cristo , “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, abrir a porta entrarei cearei com ele e ele comigo” traduzimos isso como permissão para Cristo entrar, desta forma entendemos que embora a salvação não venha pelo arrependimento, ele possibilita o zerar do cronometro, isto é, em Joao 15 Jesus assevera “Sem Mim nada podeis fazer” desta foram o único meio de acontecer a salvação do ser humano pela qual o individuo terá vida eterna é através do nascimento de novo que somente acontece se e somente se o homem permitir que a palavra entre em sua vida , medite em Mateus 13:15 , ROM 10:17 , Lucas 6:47-49 , o arrependimento é o passaporte para Jesus entrar em nossas vidas.
Não é nossa intenção esgotar o assunto, mesmo porque Deus é muito mais profundo do isso, portanto amados, fica aqui nossa contribuição para sua meditação com relação a esse assunto, o arrependimento é dado por Deus, Ele nos faz olhar para dentro de nós e desejar mudar de direção
(II Timóteo 2:25) - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade”
Outra verdade é que os dons e sua vocação (Ministério) não dependem de você se arrepender, (Romanos 11:29) - Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Infelizmente existem muitas pessoas que se agarram ao futuro eterno apenas por se acharem batizadas no Espírito Santo, porem gostaria de alertar que o batismo é apenas um selo dizendo que a carta esta habilitada para o destino, mas, que pode sim sofrer algum desvio no percurso, em Mateus Jesus diz:
(Mateus 7:21-23) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Jesus declara aqui que não será a palavra de cada um que distinguirá o individuo, mas os seus frutos (Mat. 7:20) não vemos aqui a palavra arrependimento, mas ela esta intrinsecamente ligada , pois aponta o fator mudanças , lembre-se arrependimento (metanóia) significa mudança de mente, não troca de cérebro, mas mudança de atitudes, pensamentos , vontades , o que nos leva a perda de nossa própria autoridade sobre a nossa vida .
Desta forma, Deus opera o arrependimento, permitindo a tristeza pelo acometimento do pecado em nossas vidas, gerando uma vontade imensa de desfazer o ato praticado, isso é arrependimento, porem o arrependimento também acompanha o abandono do ato praticado no futuro, pois quem confessa e deixa alcança misericórdia.
(II Corintios 7:9) - Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma.
O arrependimento foi instaurado para que o homem pós-Cristo pudesse agora demonstrar sua lealdade através do crescimento deste relacionamento e isto tem um ponto de partida e uma linha de chegada “até a perfeição”, Deus não abdica disso todos têm que parecer com seu primogênito , em Hebreus , o escritor convida aos leitores ao crescimento...
(Hebreus 6:1) - POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
O processo do arrependimento também pode sofrer uma reversão, pois indiretamente que se arrepende crê piamente que precisa de alguém para resolver o seu problema. A apostasia do arrependimento é na verdade a perda dessa fé na necessidade de outro salvador, ou a substituição do mesmo por outro, neste contexto o escritor aos Hebreus salienta que quando se perde a crença da necessidade de alguém para ajudá-lo em sua reconstrução relacional .
(Hebreus 6:6) - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Isau por exemplo quando vendeu sua primogenitura , quando se arrependeu , não houve solução para ele: (Gn.27:30-40)
(Hebreus 12:17) - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.
Achar lugar para arrependimento há coisas que não valorizamos ate que precisemos delas, “as coisas têm o valor que damos a elas” , Jacó usurpou o direito à primogenitura simplesmente porque Isau desprezou este fator que naquele momento não parecia de muita importância , mas que redundou em um prejuízo para a vida toda.......
Deus nos dê arrependimento sincero e profundo que nos possibilite crescer o relacionamento com Ele (Deus),
Jurandir Macchisini

Mudar é muito difícil, o Ego do ser humano cria uma resistência contra essa nova mente, esse novo caminhar, desde o ínicio o homem não assume os seus erros não vê sua condição de miséria, mas esse estudo me abre a mente na palavra que Jesus disse em Mateus 11:29b,"e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração," pois só quem tem essa humildade genuína pode encherga os erros e a situação pecaminosa, e a partir de ser manso e humilde se humilha e reconhece, dando assim um fruto de arrependimento alcançando perdão e encontrando descanso para a alma.
ResponderExcluir